A primeira reunião do dia será sobre o funcionamento do ensino não-presencial na rede pública - Arquivo ALMG

Educação, esporte e bem-estar animal serão debatidos

Dificuldades desses setores durante a pandemia serão abordadas pelas comissões na segunda (8).

05/06/2020 - 17:45

Três audiências públicas relacionadas à pandemia causada pelo novo coronavírus estão na programação das comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) da próxima segunda-feira (8/6/20). Como tem sido feito desde a última segunda (1º), os encontros das comissões manterão os cuidados para o necessário isolamento social e terão parte das participações feitas virtualmente.

Assim, a partir de 9 horas, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia vai debater, no Auditório José Alencar, o ensino não-presencial na rede pública durante a pandemia, conforme desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação. Desde meados de maio, o sistema - que conta com teleaulas pela Rede Minas, conteúdos em vídeo em plataforma online e aplicativo próprio – já está sendo utilizado nas escolas mineiras.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Quando a secretária estadual de educação, Julia Sant’Anna, esteve no Plenário da ALMG para explicar a proposta, alguns parlamentares se posicionaram contrariamente à iniciativa. As preocupações foram relacionadas tanto à segurança dos profissionais que teriam que se deslocar para as escolas quanto com o acesso remoto que poderia não ser possível para todos os alunos.

Agora que o projeto já está em funcionamento, a comissão pretende discutir como ele tem funcionado na prática. A secretária Julia Sant'Anna deve participar novamente do encontro.

Além dela, foram convidadas a professora da UFMG e coordenadora do Fórum Estadual Permanente da Educação, Analise de Jesus da Silva; o professor da rede estadual de educação de diretor estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação, Adriano José de Paulo; e o professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Tiago Fávero de Oliveira.

Esporte – Às 10h30, tem início, no Plenarinho IV, a reunião da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, que pretende tratar dos impactos da pandemia sobre as atividades esportivas e, ainda, debater protocolos necessários para o retorno das competições profissionais.

Autoridades e profissionais da área também já estiveram em Plenário e, na ocasião, médicos dos principais clubes de futebol de Minas Gerais relataram como tem sido a volta aos treinos. O próximo passo seria o retorno das partidas e esse deve ser um dos focos da audiência pública da próxima segunda.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Devem participar do encontro o subsecretário de esportes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, José Francisco Filho (Pelé do Volei); o presidente da Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais (Fecemg), Marcolino de Oliveira Pinto Júnior; o presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomas Tavares Mendes; e o vice-presidente do Minas Tênis Clube, Carlos Henrique Teixeira.

Abandono de animais durante a pandemia é tema de outra reunião

À tarde, a partir das 15h30, no Plenarinho IV, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai debater o aumento do abandono de animais desde o início da quarentena. Os parlamentares querem tratar também sobre a possibilidade de implantação de metodologias específicas para as políticas de adoção durante a pandemia.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Foram convidados para a reunião a coordenadora de fauna e pesca da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Samylla de Cássia Mol; o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Rezende Lacerda; a coordenadora estadual de defesa da fauna do Ministério Público de Minas Gerais, promotora Luciana Imaculada de Paulo; e a médica veterinária especialista em controle populacional e medicina do coletivo, Flávia Quadros Ferreira.

Requerimentos – Também vão se reunir na próxima segunda-feira (8), os deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O encontro, marcado para 14h no Auditório José Alencar, se destina à aprovação de requerimentos.