Jornalistas apuram, gravam, editam e publicam conteúdos de suas residências

Boletim sobre coronavírus é publicado nas redes sociais

Produto da TV Assembleia foi pensado para levar ao público as informações mais recentes sobre a doença.

03/04/2020 - 11:17

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está realizando diariamente o #PlantãoCoronaVírus, por meio de suas redes sociais Instagram, TwitterFacebook e YouTube, e também no Portal da ALMG.

boletim diário de notícias, apresentado de casa pela servidora da TV Assembleia Joanita Gontijo e publicado sempre a partir das 19 horas, tem o objetivo de levar ao público as informações mais recentes a respeito da Covid-19 no Estado.

Toda a equipe envolvida com o produto tem lidado diariamente com o desafio de levar informação de qualidade ao público sem descumprir o isolamento social proposto pela Organização Mundial da Saúde.

O intuito do boletim é fornecer um panorama diário da evolução do coronavírus, levando ao cidadão as informações por meio das redes sociais. Os jornalistas da Assembleia envolvidos com o trabalho estão fazendo a apuração, gravando, editando e publicando de suas residências.

Grade da TV Assembleia mantém programação

A TV Assembleia também está com outros produtos de sua programação sendo desenvolvidos e editados nas mesmas condições. As equipes de Reportagem, Produção e Edição têm trabalhado em conjunto para mostrar o que o Legislativo está fazendo e o que está acontecendo dentro da ALMG, de maneira remota.

Usando o Skype, ferramenta de chamadas de vídeo da Microsoft, o Zoom, os recursos de vídeo do WhatsApp e programas que fazem edição de imagens, a TV está conseguindo colocar conteúdos de grande relevância no ar, como o “Fala Deputado”, no qual os parlamentares expõem suas ações e projetos de combate ao coronavírus, e o "Análise Política", com edições pela manhã, com o servidor Marco Soalheiro.

Com duração um pouco menor, para circularem com mais facilidade pelas redes, também tem sido gravados outros programas da grade, como o “Mundo Político”, com entrevistas diárias de especialistas, sobre diversos assuntos.

Todos os vídeos da TV Assembleia estão disponíveis em playlist no YouTube da Assembleia. Acompanhe diariamente também pelo Twitter @tvalmg.

Rádio - Sempre que possível, o material produzido ou gerado pela TV tem sido aproveitado pela Rádio Assembleia. Entrevistas complementares são feitas pelo celular.

Em virtude das circunstâncias, não foi possível manter o Boletim ao Vivo, enviado diariamente por dez locutores para 250 emissoras do interior. Para manter essa transmissão no ar, como alternativa, os repórteres da rádio, de casa, fazem a cobertura jornalística, pela internet.

O boletim Correspondente Assembleia concluído é enviado aos locutores, que o distribuem por WhatsApp, fazendo cumprimentos e chamadas personalizadas, conforme o perfil da rádio parceira. Dessa forma, a Rádio está mantendo o envio das notícias e os serviços mais importantes da ALMG para o interior. O envio por e-mail para cerca de 750 emissoras também está mantido.

O podcast Politiza também trará mais episódios especiais relacionados ao coronavírus e à quarentena. Estão sendo preparados programas sobre o isolamento social e como isso está impactando a vida de todos; sobre a história das pandemias e sobre a atuação da ciência e da tecnologia nesse cenário.

Escute os áudios da Rádio Assembleia que tratam sobre o coronavírus.

Assista à edição de segunda-feira (30/3/20) do #PlantãoCoronaVírus: