Audiência vai discutir situação de estudantes de BH que não conseguiram se matricular - Arquivo ALMG

Comissão debate inscrição on-line em escolas estaduais

Reunião vai apurar problema no novo sistema que estaria impossibilitando alunos de Belo Horizonte de frequentarem aulas.

06/03/2020 - 12:35

Debater a ausência de vagas nas escolas públicas da rede estadual, sobretudo para os alunos de Belo Horizonte, ocasionada pela implantação do novo sistema de inscrição on-line da Secretaria de Estado de Educação para o ano letivo de 2020. Esse é o objetivo da audiência que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na terça-feira (10/3/20), às 14 horas, no auditório José de Alencar.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

O debate foi solicitado pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), diante da dificuldade relatada por pais em realizar as inscrições on-line. Nesse novo sistema, as famílias devem listar três escolas, em ordem de preferência, para encaminhar os alunos. O processo, implantado pela gestão do governador Romeu Zema (Novo), substitui o formato que encaminhava os jovens para as vagas por zoneamento, ou seja, priorizando escolas próximas de suas casas.

"A última informação que tivemos, no fim de fevereiro, era de que cerca de 2,7 mil crianças ainda não estavam frequentando as aulas em função de problemas no novo sistema. A audiência será um espaço importante de esclarecimentos, inclusive sobre o número de alunos afetados e as medidas para solucionar essa situação", afirmou a parlamentar.

Na justificativa do requerimento para a audiência, Ana Paula Siqueira também menciona que o problema motivou a Prefeitura de Belo Horizonte a protolocar, junto ao Ministério Público, representação contra o Estado, conforme noticiou a imprensa.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.