Para o deputado constituinte Sebastião Helvécio, o risco que corremos hoje é a negação do conhecimento

Memória & Poder entrevista o ex-deputado Sebastião Helvecio

Parlamentar por seis mandatos, integrou a Assembleia Constituinte e foi um dos responsáveis pela criação da Hemominas.

27/02/2020 - 18:41

A busca constante por preparo e conhecimento marca a trajetória do ex-deputado estadual Sebastião Helvecio, entrevistado da edição deste sábado (29/2/20) do Memória & Poder. O programa será exibido às 20 horas, na TV Assembleia.

Assista a outros vídeos do programa Memória & Poder
Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade

Para exercer o primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ele preferiu fazer antes o curso de Direito. Ao modernizar a gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o pediatra se enveredou pelos caminhos da Tecnologia da Informação e se inscreveu em um curso de análise de dados.

“O conhecimento é a mola do mundo”, afirma o ex-deputado. “O risco que corremos hoje é a negação do conhecimento. Se eu falo que ele é meu inimigo, é muito fácil eu não me interessar por ele, mas as grandes decisões devem ser sempre tomadas em razão do conhecimento.”

Nascido em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, Sebastião Helvecio se formou em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e fez opção pela pediatria. “É a especialidade mais próxima da clínica. Para entender os sinais que a criança tenta indicar, é preciso saber ouvir e ter paciência”, habilidades lhe foram importantes durante os quase 30 anos de carreira política. Foram elas que o levaram, por exemplo, à Secretaria de Estado da Saúde, em 1989, quando Helvecio foi convidado pelo então governador Newton Cardoso para apaziguar uma greve de servidores.

Durante a gestão dele na secretaria, foi inaugurada a Fundação Hemominas. “É um dos feitos dos quais mais me orgulho de ter participado. Sempre pautei minha vida pela utilidade. A Fundação Hemominas mudou o patamar dos bancos de sangue em plena época de disseminação da Aids no País”, lembra.

Constituinte Estadual – A trajetória de Helvecio também é marcada pela participação nos trabalhos da Constituinte Estadual de 1989. “Ao lado da mobilização pelas Diretas Já, foi o momento mais marcante da minha atuação política”, lembra o ex-parlamentar, que se destacou nas discussões orçamentárias durante a elaboração da Carta Mineira.

“Na Constituinte, estabelecemos uma visão de Estado e, não, de governo. Criamos o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que perpassa várias gestões. Pensa o Estado para o futuro”, diz Helvecio, que exerceu seis mandatos até 2009, quando foi eleito pelos colegas para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

À frente do Tribunal, entre 2015 e 2016, implantou o Projeto Suricato. A iniciativa alia a tecnologia da informação às ferramentas de controle das contas públicas. “É a minha menina dos olhos, atualmente.” Com ela, é possível acompanhar em tempo real a execução dos gastos das prefeituras.

“O monitoramento dos orçamentos tende a caminhar para a qualidade do gasto público. Não basta colocar o dinheiro. Se aquela política pública não for útil, precisa dar lugar a uma outra. O foco tem de ser sempre melhoria da vida do cidadão”, conclui.

Reprises – Esta edição do programa Memória & Poder será reprisada no domingo (1/3/20), às 15h30; na segunda-feira (2/3/20), à meia-noite; e na terça-feira (3/3/20), às 21 horas.