A acessibilidade das pessoas com deficiência nas escolas tem motivado visitas da comissão - Arquivo ALMG

Comissão avalia estrutura de escolas em Ribeirão das Neves

Objetivo das visitas é verificar as melhorias necessárias para o atendimento a alunos com necessidades especiais.

28/02/2020 - 14:04

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (2/3/20), para visitar duas escolas que atendem crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Às 9 horas, deputados visitam a Escola Estadual Nossa Senhora das Neves (Rua Moacir Menezes, 1.795). O objetivo é verificar a infraestrutura da unidade, que registrou aumento no número de matrículas de alunos com necessidades especiais, mas não ofereceria as condições necessárias ao atendimento desse público.

O requerimento é do deputado Zé Guilherme (PP), que convidou para a visita o vereador de Belo Horizonte Professor Juliano Lopes, que é educador físico, e seu assessor Gilberto Leonardi.

O deputado justifica que a escola teve um aumento no número de matrículas de estudantes com necessidades especiais, mas a infraestrutura do prédio não contempla as condições necessárias para um atendimento satisfatório dos alunos.

“É preciso que o projeto de acessibilidade seja regularizado, que haja a instalação de rede de esgoto e melhoria da segurança com a construção de um muro na escola”, enumera Zé Guilherme. A comissão, de acordo com o parlamentar, quer avaliar a situação para propor soluções.

Apae – Já às 11 horas, a comissão visita a Escola Maria Azevedo Costa, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ribeirão das Neves (Rua Eduardo Maria de Sousa, 41).

A finalidade também é conhecer as instalações, condições de atendimento e projetos para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos alunos com deficiência intelectual e múltipla assistidos pela entidade.

O requerimento é do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade). "Como presidente da comissão, assumi o compromisso de visitar o maior número possível de Apaes em Minas, pois trata-se de uma importante instituição no atendimento às pessoas com deficiência", salienta. Segundo ele, o relatório da visita será enviado ao Executivo com as reivindicações de melhorias.

Consulte a pauta da visita das 9 horas e da visita das 11 horas