Após aprovarem diversas matérias pela manhã, os deputados se manifestaram sobre diversos assuntos na Reunião Ordinária

Defesa do Lago de Furnas pauta pronunciamentos no Plenário

Deputados também apoiam projetos de revisões salariais de servidores e criticam condição de estradas no Estado.

18/02/2020 - 20:07

A defesa do maior uso das águas do Lago de Furnas por parte do Estado marcou o tom de pronunciamentos, nesta terça-feira (18/2/20), de vários parlamentares durante a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Pouco depois da Reunião Extraordinária realizada na manhã e parte da tarde desta terça, na qual foram aprovados projetos de lei que propõem reajustes a algumas categorias, deputados também foram à tribuna para defender os servidores.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Antonio Carlos Arantes (PSDB) destacou a mobilização em defesa do Lago de Furnas. Ele disse que a represa estava perdendo suas águas para outros estados, mas que a classe política já está mobilizada para reverter essa situação. Segundo o deputado, em anos anteriores, as chuvas foram insuficientes para encher o lago, mas, ano passado e neste ano, choveu bem e o lago permanece baixo, porque "estavam soltando nossas águas para São Paulo”.

O parlamentar afirmou não ser contra ajudar o estado vizinho, “mas não ao ponto de prejudicar nossas cidades, com seu turismo e sua agropecuária, principalmente”. Ele anunciou que, no dia 4 de março, vai com outros políticos mineiros a Brasília participar de audiência do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Vamos cobrar do ONS ações para segurar a água do reservatório, até que possamos voltar a ver o ‘Mar de Minas’ no topo", ressaltou.

Frente - Também abordando o tema, os deputados Duarte Bechir (PSD) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) elogiaram a atuação da Frente Parlamentar em Defesa do Lago de Furnas, criada ano passado. O primeiro destacou a mobilização da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), que reúne prefeitos das 34 cidades das regiões Sul e Centro-Oeste de Minas atingidas pelo reservatório. O último reforçou a importância da reunião em Brasília, “para reivindicar direitos e garantir a soberania do Estado”.

Servidores - Os deputados Elismar Prado (Pros) e Cleitinho Azevedo (Cidadania), por sua vez, apoiaram a aprovação dos projetos de reajustes para os servidores estaduais. Elismar Prado lembrou o reajuste de 41% para o setor da segurança pública, mas cobrou do governador Romeu Zema o envio de outras proposições com a revisão salarial de outras categorias, especialmente a educação.

“Que as demais carreiras tenham a valorização que a segurança teve. A sociedade precisa de uma polícia bem aparelhada para combater a violência, bem como outra área estratégica, que é a educação, que forma todos nós”, insistiu Elismar Prado.

Já Cleitinho Azevedo declarou que qualquer aumento de salário de servidor terá seu voto a favor. De acordo com ele, sempre utilizam o argumento da crise econômica para não conceder aumentos salariais, mas, quando se trata dos membros de Poder, essa justificativa é esquecida: “Por que nunca deixam de aumentar o salário dos políticos? O Estado não está quebrado? Já vi juiz e promotor ganhando R$ 500 mil num único mês”, ponderou.

Asfalto - Ele também anunciou que havia conseguido R$ 1,5 milhão com o senador Carlos Viana (PSD-MG) para a compra de uma usina de asfalto para Divinópolis (Centro-Oeste). De acordo com o deputado, o prefeito local não aceitou a verba alegando que a cidade não consegue manter o equipamento. “O recurso não é para o prefeito, é para a cidade. Um dos maiores gargalos que temos em Divinópolis são os buracos, com 90% do asfalto comprometido”, lamentou.

Condição de estradas do Jequitinhonha é criticada

Também abordando as condições das vias, o deputado Doutor Jean Freire (PT) reclamou da situação de várias estradas que dão acesso a municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Conforme se posicionou, são muitos trechos esburacados ou com asfaltamento paralisado. Ele chamou ainda a atenção para as estradas que interligam Teófilo Otoni a várias cidades do Jequitinhonha e destacou a MG-211, entre Setubinha e Capelinha. “Percorri o trajeto e vi como é vergonhosa a situação da estrada”, disse. O deputado anunciou que fará uma audiência para tratar desses problemas.

Youtuber - O deputado Bruno Engler (PSL) se defendeu das acusações que vem sofrendo do youtuber Felipe Neto. Segundo o parlamentar, a Justiça do Rio de Janeiro determinou por liminar que seja retirado do ar vídeo editado por seu assessor acusando o comunicador de divulgar material impróprio para crianças e adolescentes. Bruno Engler respondeu às acusações de edição afirmando que todo o conteúdo editado está contido no vídeo na íntegra, postado na mesma página.

Também citou trecho em que Felipe Neto afirmou que faria um vídeo sobre sexo, fazendo a ressalva de que as crianças deveriam assistir com seus pais, mas já prevendo que elas não iriam chamá-los para isso. “Esta é uma tentativa de intimidação e de censura ao meu gabinete e minha equipe pela imprensa e pela Justiça”, rebateu. Ele também deixou um recado aos pais: “Tomem cuidado com o que seus filhos estão assistindo nas redes sociais”.

Cataguases - Por fim, o deputado Fernando Pacheco (PV) lamentou o fato de, mais uma vez, Cataguases (Zona da Mata), sua terra natal, ter ficado debaixo das águas do Rio Pomba entre a última quinta (13) e sábado (15). Segundo ele, milhares de residências foram atingidas por água contaminada, inclusive com quatro bairros ilhados. Ele pediu ao Governo de Minas que agilize a distribuição dos recursos federais destinados às vítimas das chuvas e se dispôs a destinar suas emendas para esse fim. “Mas tem que ser agora ou não adianta. O recurso tem que chegar ao município já", defendeu.

Comunicações - Ainda na reunião, foram lidas comunicações de vários deputados. Professor Cleiton (PSB) anunciou a adesão do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao Bloco Parlamentar Minas Tem História. Já Roberto Andrade, que também pertencia ao PSB, comunicou sua desfiliação. Com isso, o partido passa a ter apenas um representante na ALMG.

Gustavo Valadares, Líder do Bloco Sou Minas Gerais, indicou Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Raul Belém (PSC), Tito Torres (PSDB) e Noraldino Júnior (PSC) para vice-líderes do bloco.

O deputado Fernando Pacheco comunicou sua filiação do Partido Verde (PV), a partir de 6 de fevereiro deste ano.