O convênio foi assinado em solenidade no Salão Nobre

ALMG e Aliança Francesa assinam convênio cultural

Acordo inédito prevê a cessão do Teatro para apresentações internacionais que serão oferecidas pela escola de idioma.

18/02/2020 - 17:25

O 1º-secretário deputado Tadeu Martins Leite (MDB), representando a Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), assinou, nesta terça-feira (18/2/20), convênio com a Aliança Francesa. O objetivo da parceria inédita é a promoção da cultura francesa no Estado, com a realização de apresentações internacionais na ALMG, que serão oferecidas e custeadas pela escola de idioma.

As ações integrarão o programa Assembleia Cultural e serão realizadas no Teatro, que será cedido pelo Legislativo em até seis datas por ano. "É uma excelente oportunidade para disseminar a cultura francófona. É uma parceria rica para a Casa e para o Estado, pois proporcionará eventos internacionais de qualidade para os mineiros, sem nenhum custo para a Assembleia", declarou o deputado Tadeu Martins Leite.

Os primeiros dois eventos já têm data definida. No dia 16 de abril, dentro do projeto Zás, haverá a apresentação do trio francês de jazz Barthelemy. Já no dia 25 de maio, o Segunda Musical trará o concerto Artie’s, formado pela mezzo-soprano Yété Queiroz e por Hugues Borsarello, no violino, Gauthier Herrmann, no violoncelo, e Emmanuel Christien, no piano.

Presenças – A solenidade de assinatura do convênio contou com a presença do conselheiro de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França, Olivier da Silva; do diretor-executivo da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves Mahé; do cônsul honorário da França em Belo Horizonte, Manoel Bernardes, e de outros representantes da comunidade francesa.

Outros projetos - A Aliança Francesa já tem cooperado com a ALMG em diversas ações, como o serviço de tradução e locução em francês para a visita audioguiada do Casa Aberta, voluntariamente oferecido pelo diretor-executivo da escola, Yves Mahé.