Produção mineira de alface foi comprometida com as fortes chuvas - Arquivo ALMG

Horticultores de Mário Campos serão visitados por comissão

Produtores reclamam de perdas na produção, principalmente de alface, devido às fortes chuvas no início deste ano.

18/02/2020 - 15:30

Produtores de hortifrutigranjeiros de Mário Campos (Região Metropolitana de Belo Horizonte) prejudicados pelas chuvas serão visitados, nesta quinta-feira (20/2/20), às 9h30, pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria.

Solicitada pelo deputado Coronel Henrique (PSL), presidente dessa comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a visita servirá para que os parlamentares verifiquem in loco os impactos causados pelas chuvas nas hortas do município.

Desde a segunda quinzena de janeiro, Minas Gerais, especialmente a Região Metropolitana da Capital, tem recebido elevados volumes de chuvas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, a produção mineira de alface foi comprometida e os produtores ainda enfrentam dificuldades em fevereiro.

É necessário que se complete um ciclo da cultura de alface, com duração entre 30 e 45 dias, em boas condições, o que garante a normalidade da produção. No entanto, isso não vem acontecendo, pois as chuvas não estão dando trégua.

Para abastecer a demanda regional, os produtos dos estados vizinhos estão sendo revendidos em Minas Gerais a preços elevados. Neste cenário, a alface crespa registrou em janeiro um preço médio de R$ 21,80 a caixa com 20 unidades, 161,7% superior ao observado no mesmo período do ano passado, quando a caixa custava R$ 8,33.

De acordo com Coronel Henrique, a intenção é ouvir os produtores, em sua maioria agricultores familiares e de pequeno porte, que produzem cerca de 30% de todas as verduras consumidas em Belo Horizonte e entorno, para conhecer a proporção das perdas.

“Levo o Legislativo a esses agricultores para que possamos miniminizar os impactos causados à produção e à vida dessas pessoas e, consequentemente, ao consumo da população, que já encontra dificuldades para a compra de verduras e legumes, muitas vezes com preços elevados", afirmou.

Ele acrescentou que sua intenção é apoiar os produtores e propor ações que reduzam as perdas sofridas por eles.

Consulte a lista completa de convidados para a visita.