O presidente da ALMG foi um dos patronos da cerimônia

Presidente da ALMG participa de entrega do Troféu Guará

Solenidade agraciou os jogadores mineiros que foram destaque em 2019.

30/01/2020 - 23:15

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou, na noite desta quinta-feira (30/01/2020), da 57ª edição do Troféu Guará. Promovida pela Rádio Itatiaia, a premiação tem como objetivo exaltar os destaques da temporada de 2019 do futebol mineiro.

Também participaram da solenidade, em Belo Horizonte, a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia; o vice-governador do Estado, Paulo Brant (Novo); e os deputados Bartô (Novo), Mário Henrique Caixa (PV) e João Vítor Xavier (Cidadania).

Agostinho Patrus foi um dos patronos da cerimônia e entregou o prêmio ao atacante Marquinhos, do Clube Atlético Mineiro, um dos eleitos da "Seleção Guará". "Fico feliz em participar dessa solenidade. São 57 anos de história dessa premiação que valoriza não só o esporte mineiro, mas também a imprensa de Minas, que vota e escolhe os melhores atletas e dirigentes dos times", afirmou.

O presidente subiu ao palco para entregar o troféu ao jogador do Atlético acompanhado dos filhos gêmeos Agostinho e Antônio. O momento foi marcado também por uma narração simbólica de um gol do Atlético, feita pelo deputado Mário Henrique Caixa.

Foram agraciados, ainda, o artilheiro, o jogador revelação, o craque do ano, o dirigente do ano e o árbitro do ano. Também receberam premiação os times de futebol e vôlei mineiros que conquistaram títulos em 2019. Nesta edição, o prêmio Guará Especial homenageou Dona Salomé, torcedora fanática do Cruzeiro, falecida aos 86 anos, em dezembro do ano passado.

Troféu Guará - Criado em 1962, o troféu tem como objetivo unificar as diversas seleções dos melhores do ano no futebol, realizadas pelos órgãos de imprensa de Minas Gerais.

A premiação teve o seu nome escolhido em homenagem ao jogador do Atlético Guaracy Januzzi, o Guará, que se consagrou no time em 1938, aos 24 anos, tornando-se o mais bem pago do cenário esportivo estadual.

No entanto, o atleta teve a carreira prejudicada em decorrência de um traumatismo craniano, ao se chocar com um zagueiro em uma partida contra o Palestra Itália (atual Cruzeiro), em 1939.