Obras públicas e empreendimentos privados no Norte de Minas também foram lembrados nos discursos

Deputados criticam proposta para servidores da segurança

Em Plenário, parlamentares cobraram a definição dos índices de recomposição salarial para a categoria.

17/09/2019 - 17:50

Proposta de recomposição salarial dos servidores da segurança pública foi rechaçada, nesta terça-feira (17/9/19), durante a fase de Oradores da Reunião Ordinária de Plenário, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Parlamentares criticaram a indefinição do Poder Executivo quanto aos índices a serem aplicados ao cronograma que busca compensar as perdas salariais acumuladas entre janeiro de 2015 e agosto de 2019.

De acordo com o planejamento do governo, os reajustes de recomposição da inflação se darão em quatro parcelas anuais, sendo que a primeira está prevista para setembro de 2020. No entanto, não foram anunciados os percentuais de aumento, deixando inclusive a última parcela a cargo, talvez, de um novo governo, em 2023.

O deputado Delegado Heli Grilo (PSL) disse que, após sete horas de reunião entre parlamentares estaduais e federais, representantes de 15 entidades de classe e o secretário de Governo, Bilac Pinto, não houve acordo. “Eles tentaram até mesmo impor um percentual de defasagem salarial inferior aos 28,82% devidos”, ressaltou o parlamentar.

Para o deputado Sargento Rodrigues (PTB), o anúncio do cronograma de recomposição sem a previsão dos índices é inócuo. “Os servidores estão em situação limite, endividados por conta do parcelamento de salários, e ainda terão que esperar até setembro de 2020 para receberem a primeira parcela da recomposição, sem saber o que esse valor, de fato, representará”, destacou Sargento Rodrigues.

Os deputados Coronel Sandro e Bruno Engler (ambos do PSL) também participaram da reunião com o secretário de Governo. Eles classificaram o desfecho da negociação como “lamentável”. Ainda os deputados Carlos Pimenta (PDT), Elismar Prado (Pros), Noraldino Júnior (PSC) e Cleitinho Azevedo (Cidadania) manifestaram apoio às reivindicações das categorias e cobraram clareza sobre os percentuais de reajuste.

Mineração – Os deputados Carlos Pimenta, Gil Pereira (PP) e João Vitor Xavier (Cidadania) falaram sobre obras públicas e empreendimentos privados no Norte de Minas. Os dois primeiros receberam com cautela o anúncio feito pelo ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, durante visita à cidade de Montes Claros, sobre a duplicação da BR-251 e a construção de anel rodoviário, dentre outros.

Carlos Pimenta e João Vitor Xavier se disseram preocupados com a assinatura de protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a empresa chinesa Honbridge Holdings para a construção de complexo minerário na região. Segundo os parlamentares, o empreendimento a ser instalado em municípios como Grão Mongol prevê a implantação de barragem de rejeitos 100 vezes maior que aquela que se rompeu em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Consulte o resultado da reunião.