Discussões visam fortalecer saúde da população e evitar desperdício - arquivo ALMG

Agricultura familiar motiva audiência conjunta na ALMG

Rede Leste de Banco de Alimentos também será assunto discutido durante a audiência pública.

16/09/2019 - 12:04

As Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam audiência públlica nesta quarta-feira (18/9/19), para conhecer o trabalho da Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba) e também discutir outros temas relacionados à agricultura familiar e segurança alimentar no Estado.

Marcada para as 14 horas no Auditório José Alencar, a reunião atende a requerimento da presidenta da Comissão de Assuntos Municipais, deputada Rosângela Reis (Podemos).

Especificamente sobre a agricultura familiar, a deputada defende que sejam construídas políticas públicas e ações para garantir que esses alimentos cheguem à mesa dos mineiros de maneira regular, em boas condições, seguindo a legislação e evitando desperdícios. “Assim, vamos assegurar mais saúde para a população e incentivar a economia junto aos pequenos produtores, comerciantes e outras atividades ligadas ao setor”, pondera a parlamentar. 

Banco de alimentos no Brasil - A Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), é composta hoje por 239 unidades, no País. Elas são responsáveis por combater o desperdício e promover uma alimentação de qualidade para as famílias de baixa renda.

Em Minas Gerais, um dos destaque é a Rede Leste De Bancos De Alimentos de Minas Gerais (Relba), que reúne 38 municípios associados, entre eles Caratinga, Entre Folhas, Vargem Alegre, Santana do Manhuaçu, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Ubaporanga, Inhapim, Alvarenga, Engenheiro Caldas, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Santana do Paraíso e Itabira, entre outros.

A entidade distribui toneladas de alimentos por semana a milhares de pessoas em entidades socioassistenciais, escolas e famílias carentes.

Frente parlamentar - Com o objetivo de garantir o direito de acesso a alimentos de qualidade, uma nova Frente Parlamentar pode ser implementada na Assembleia de Minas. A deputada estadual Rosângela Reis protocolou o requerimento para a implementação da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional. De acordo com o gabinete da deputada, cerca de 50 parlamentares já assinaram o requerimento.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões da Assembleia Legislativa são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião