Agentes denunciam assédio moral no presídio de Caxambu

Casos de abuso de autoridade serão apurados pela Comissão de Segurança Pública nesta terça (21).

17/05/2019 - 16:41

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima terça-feira (21/5/19), às 10 horas, no Plenarinho II, audiência pública para debater denúncias de assédio moral e abuso de autoridade no presídio feminino de Caxambu (Sul de Minas), em virtude das inúmeras situações relatadas pelas servidoras daquela unidade.

O requerimento é de autoria do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB). De acordo com o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciários do Estado de Minas Gerais (Sindasp-MG), servidoras do presídio teriam relatado abusos de autoridade envolvendo a direção da unidade.

Segundo as denúncias, “o diretor-geral, Rafael Rodrigues Diniz, tem coagido as servidoras a realizarem procedimentos irregulares, como a manipulação dos remédios das presas”. As agentes que se recusaram a cumprir tais procedimentos teriam sofrido perseguições e retaliações por parte dos diretores, que abriram pedido de remoção das servidoras.

Os acusados são o diretor-geral do presídio, Rafael Rodrigues Diniz, o diretor de segurança do presídio, Alexandre Vicente da Silva, e o diretor de referência prisional da 17ª Região Integrada de Segurança Pública do Sul de Minas, Rodney Dantas Pinto.

Além deles, estarão presentes o presidente da União Mineira dos Agentes Prisionais de Minas Gerais, Ronan Rodrigues, e as agentes penitenciárias de Caxambu Sandra Bergantin e Elisabete Cristina Nicolau Andrade de Carvalho.

Também foram convidados a comparecer o secretário de Estado de Segurança Pública, Mario Lúcio Alves de Araújo, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Antonio Sergio Tonet e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado Adjunta de Administração Prisional, Gustavo Henrique Wykrota Tostes.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.