O rompimento de mais uma barragem da Vale, em janeiro deste ano, também trouxe danos ao meio ambiente - Arquivo ALMG

Funcionários da Vale depõem na CPI da Barragem de Brumadinho

Investigados no rompimento da barragem que matou centenas de pessoas serão ouvidos nesta quinta-feira (9), na ALMG.

07/05/2019 - 17:32

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho pretende ouvir, na condição de investigados, os funcionários da Mineradora Vale, Marilene Christina Oliveira Lopes de Assis Araújo, Hélio Márcio Lopes da Cerqueria e Felipe Figueiredo Rocha, sobre o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (RMBH), ocorrido em 25 de janeiro desde ano.

A reunião, que acontece no Plenarinho IV, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está marcada para quinta-feira (9/5/19), às 9h30, e atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares (PSDB), e outros dez parlamentares.

A atividade dá sequência a outras realizadas pela comissão para apurar o rompimento da barragem localizada na zona rural de Brumadinho e que já vitimou centenas de pessoas, entre mortos e desaparecidos, além de severos danos ao meio ambiente, como à bacia do Rio Paraopeba, atingida pela lama de rejeitos de minério.

Diversos funcionários da empresa responsável pela gestão da mina do Córrego do Feijão já foram ouvidos, com o intuito de subsidiar a apuração dos fatos pelos parlamentares. Os investigados que irão depor nesta quinta-feira integram o setor de gestão de riscos geotécnicos da Vale. Isso significa dizer que são responsáveis por avaliar as possibilidades de escorregamentos, erosão, solapamento de margens, assoreamento, inundação e colapso das barragens sob gestão da Vale.

Em 2015, a mesma Mineradora Vale, por meio de sua subsidiária Samarco, também controlada pela australiana BHP, foram responsáveis pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (Região Central), provocando o maior desastre ambiental da história do País. Além de também ter matado pessoas, na ocasião a avalanche de lama também comprometeu a Bacia do Rio Doce, chegando até o Oceano Atlântico.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Consulte a pauta da reunião.