Projeto Avança Judô: incentivo ao esporte para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes - Arquivo ALMG

Sou Minas Demais inspira a retomada do crescimento no Estado

Movimento liderado pela ALMG exibe exemplo de mineiros que fazem a diferença e provam que superação da crise é possível.

07/05/2019 - 18:24

O movimento “Sou Minas Demais” é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que busca mobilizar instituições públicas e privadas, lideranças e todos os cidadãos para que seja retomado o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Com essa união, o Parlamento mineiro pretende construir e reforçar o sentimento de que Minas Gerais é maior do que qualquer crise. Mas, para que isso seja possível, é preciso coordenar a ação entre os poderes constituídos e os diversos atores sociais.

Diante do cenário nacional de adversidades, agravado em Minas por tragédias como o rompimento da barragem de Brumadinho, a Assembleia de Minas propõe portanto a realização de ações que promovam a defesa do Estado com base nos princípios do diálogo e da pluralidade.

O hotsite reúne todas as informações sobre este movimento de caráter suprapartidário, que prevê intervenções para ouvir os mineiros e discutir a matriz de desenvolvimento do Estado.

Assim, as atividades parlamentares como a realização de audiências e reuniões com convidados, de eventos institucionais destinados a aperfeiçoar as políticas públicas, a apresentação de projetos de lei que implementem medidas para dar maior qualidade de vida ao cidadão, além das ações de fiscalização, vão se somar à iniciativa.

O movimento Sou Minas Demais também é uma oportunidade para lembrarmos a rica história do Estado e celebrarmos novas conquistas, valorizando a nossa identidade. As dificuldades e os obstáculos existem, mas esse é o momento de redescobrir o que Minas Gerais tem de bom.

São 21 milhões de pessoas que escolheram Minas Gerais para viver. A terceira maior economia do Brasil responde por quase 10% do PIB nacional e por quase 14% do PIB do agronegócio do Brasil.

Exemplos - Portanto, a mobilização também é um convite para recuperar a qualidade de vida do povo mineiro e trabalhar por um futuro melhor. E a inspiração para isso vem dos exemplos dados pelos próprios mineiros. São os casos da judoca Ariana Ingrid, do empresário Rodrigo Cartacho e do pesquisador Ado Jorio, que já contribuem para o nosso Estado em em suas áreas de atuação.

Ariana venceu as dificuldades da vida com o Judô, conquistou títulos em Minas e no Brasil. Hoje, é colaboradora do projeto Avança Judô, de incentivo ao esporte para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes.

Empreendedor nato, Rodrigo gera empregos em Minas Gerais. É um dos criadores da Sympla, maior plataforma de venda de ingressos e gestão de eventos do País.

Ado Jorio é professor de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele desenvolve pesquisas em nanotecnologia que são reconhecidas mundialmente e geram inovações que impactam diversos setores da economia e a vida das pessoas, podendo, por exemplo, facilitar o diagnóstico do Alzheimer

Nessa linha, a intenção do movimento Sou Minas Demais é propor soluções para a crise a partir do talento, da criatividade, da força de trabalho e da solidariedade de seus próprios cidadãos. Por isso, em breve também serão contadas novas histórias de mineiros que inovam e buscam oportunidades de desenvolvimento para o Estado.

Afinal, Minas Gerais tem uma rica história, mas também um enorme potencial para o futuro. E, apesar de o momento presente ser difícil, é preciso antes de tudo recuperar o otimismo e a partir daí trabalhar com afinco nas alternativas existentes para a recuperação do Estado.