Doze parlamentares mineiros foram congratulados com a comenda

Medalha da Inconfidência homenageia heróis de Brumadinho

Evento realizado neste domingo (21), em Ouro Preto, condecorou 126 personalidades e instituições do Estado e do País.

21/04/2019 - 12:05

A Medalha da Inconfidência, maior comenda do Estado de Minas Gerais, foi entregue a instituições e entidades que contribuíram no resgate e apoio às vítimas da tragédia de Brumadinho, entre as quais corporações do Corpo de Bombeiros de diversos estados. Na abertura da cerimônia, realizada neste domingo (21/4/19), houve um minuto de silêncio em homenagem aos atingidos pelo vazamento da barragem da Vale. No total, foram agraciadas 126 personalidades e/ou instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do País.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), que também preside o Conselho da Medalha, participou da solenidade de entrega da comenda, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na Região Central do Estado. Cidade para onde foi, simbolicamente, transferida a Capital do Estado neste Dia da Inconfidência Mineira.

Em seu pronunciamento, o governador Romeu Zema (Novo) elogiou os heróis de Minas Gerais, do presente e do passado, ressaltando a importância de lembrar a trajetória de Tiradentes e seu legado para o Estado e o País. "A luta do povo mineiro por democracia e liberdade está registrada em toda a história do Brasil", destacou. Ele ainda conclamou os órgãos públicos mineiros a se unirem por um pacto em prol da recuperação financeira e do resgate integral do Estado.

A maior das honrarias, o Grande Colar da Inconfidência, foi destinado ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), por indicação do governador Romeu Zema e do deputado Bruno Engler (PSL). Bolsonaro não compareceu à cerimônia, agradecendo e justificando sua ausência em um vídeo veiculado em suas redes sociais.

Em homenagem póstuma, a professora Heley de Abreu Silva Batista foi agraciada com a Grande Medalha. Ela morreu após salvar várias de crianças durante um incêndio na creche Gente Miúda, na cidade de Janaúba (Norte de Minas), em outubro de 2017.

Os deputados estaduais Betinho Pinto Coelho (SD), Professor Cleiton (DC), Raul Belém (PSC), Tito Torres (PSDB), Ione Pinheiro (DEM), Zé Guilherme (PRP), Leandro Genaro (PSD); Bruno Engler, Delegado Heli Grilo, Coronel Sandro, Coronel Henrique e Delegada Sheila (os cinco do PSL) foram congratulados com a Medalha de Honra, entregue pelo presidente da ALMG.

Pela manhã, um pouco antes da cerimônia de agraciamento, Agostinho Patrus acompanhou a comitiva do governador até o monumento a Tiradentes, no Centro de Ouro Preto, onde foi prestada homenagem ao mártir da Inconfidência, com flores e uma salva de 21 tiros executada pela Polícia Militar.

A Medalha - Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é concedida anualmente no dia 21 de abril para celebrar o aniversário de Tiradentes e da Inconfidência Mineira.

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a medalha tem quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração da honraria. Esta foi a 67ª solenidade de entrega da condecoração.