A Comissão de Participação Popular também aprovou debate sobre decreto federal que extingue diversos colegiados

Fusão de secretarias deve ser tema de debate na ALMG

Deputados da Comissão de Participação Popular estão preocupados com preservação de políticas culturais no Estado.

16/04/2019 - 16:46

Os deputados da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, em reunião nesta terça-feira (16/4/19), seis requerimentos de audiência pública. Dentre os debates propostos está um sobre os impactos negativos da fusão das secretarias de Estado de Turismo e da Cultura, que consta da proposta de reforma administrativa encaminhada pelo governador à ALMG.

O requerimento assinado pelo deputado Cristiano Silveira (PT) juntamente com o presidente da comissão, deputado Doutor Jean Freire (PT) aponta que "a Secretaria da Cultura é uma conquista politica e democrática dos segmentos culturais e insere-se na vida mineira por sua vocação e heranças culturais". Portanto, na visão dos deputados, merece manter-se independente.

O deputado André Quintão (PT) também teve pedido de audiência aprovado para debater os impactos do Decreto Federal 9.759, de 2019, nas políticas públicas e na participação da sociedade na governança pública. O decreto editado pelo governo federal, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 11 de abril, extingue diversos colegiados da administração pública federal.

Metrô - O deputado Doutor Jean Freire teve outros quatro requerimentos de audiência aprovados pela comissão. Dentre eles, para debater a expansão do metrô de Belo Horizonte para a região do Barreiro e para a cidade de Betim (RMBH). Segundo o documento, a ampliação da linha ferroviária ajudaria sobretudo a melhorar o deslocamento das pessoas do Barreiro até o Centro de BH.

Outro pedido dele aprovado pela Comissão de Participação Popular foi para um debate visando discutir o alto índice de violência doméstica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Segundo o deputado, é necessário debater a ampliação da atuação da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar.

Semiárido - Doutor Jean Freire teve ainda aprovado um pedido de audiência que visa debater a Política de Convivência com o Semiárido e lançar a Frente Parlamentar Mineira de Convivência com o Semiárido em um seminário.

Junto aos deputados Professor Cleiton (DC) e Antônio Carlos Arantes (PSDB), Doutor Jean Freire teve ainda requerimento de audiência aprovado para discutir os desafios do terceiro setor e sua importância na implementação de políticas públicas.

Consulte o resultado da reunião.