Núcleo Vida da ALMG selecionou dez adolescentes trabalhadores para a 16ª edição do projeto

Adolescentes trabalhadores da ALMG participam do PJ Minas

Presença de jovens do Núcleo Vida é inédita no projeto; 16ª edição aborda a discriminação étnico-racial.

15/04/2019 - 13:49

Pela primeira vez, adolescentes trabalhadores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participam do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), projeto de formação política direcionado a estudantes do ensino médio de 96 municípios mineiros. Em caráter experimental, o Núcleo Vida selecionou dez jovens para a 16ª edição da iniciativa.

“É importante que os nossos adolescentes possam vivenciar esse projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais. Decidimos fazer essa experiência e, durante o período, vamos acompanhá-los no desenvolvimento das atividades”, pontua a coordenadora do Núcleo Vida, Auxiliadora Aparecida de Matos. Ela explica que as vagas foram acertadas com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde está sendo realizada, desde fevereiro, a etapa municipal.

Durante o mês de abril, os adolescentes participam de oficinas de formação política e temática. Nesses encontros semanais, os estudantes discutem conceitos que envolvem o fazer político, como as competências do Poder Legislativo, e também questões relacionadas ao tema desta edição, que é discriminação étnico-racial.

O chamado programa Vida (Valorização, Integração e Desenvolvimento do Adolescente Trabalhador) tem como objetivo promover o reconhecimento de um cidadão em formação que deve ter, na oportunidade de servir à ALMG, um momento de qualificação e aprimoramento, enquanto pessoa e profissional. Além disso, pretende integrar o adolescente trabalhador aos processos de trabalho da instituição, fazendo com que aumente a sua compreensão do papel do Poder Legislativo para uma atuação cada vez mais responsável e eficaz.

Otimismo - O adolescente trabalhador Iuri Ovídeo Avelino, de 17 anos, que trabalha na Gerência-Geral de Suporte Logístico (GSL) da ALMG, está empolgado com a sua participação. “Está sendo bacana entender como é a atividade política na prática. Estudamos a teoria na escola, mas vivenciar é bem diferente”, diz.

A etapa municipal segue até junho, quando será realizada a plenária municipal. Nessa fase, os alunos discutem e votam as propostas sobre o tema, que serão encaminhadas à Câmara de BH. Algumas sugestões são priorizadas e enviadas ao polo regional, que, por sua vez, consolida um documento destinado à coordenação estadual.

O encerramento da edição 2019 será realizado no Plenário da ALMG, em 20 de setembro, quando são votadas as propostas que comporão documento a ser encaminhado à Comissão de Participação Popular.