Reunião de Direitos Humanos contou com a presença de representantes de movimentos sociais
Temas como doutrinação em sala de aula renderam debates acalorados na Comissão de Educação

Novos presidentes e vices são eleitos nas comissões da ALMG

Debates intensos marcaram as reuniões das Comissões de Direitos Humanos e de Educação.

20/02/2019 - 18:23

Com discussões acaloradas e a presença de muitos participantes, as Comissões de Direitos Humanos e de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elegeram, nesta quarta-feira (20/2/19), presidentas e vices para os próximos dois anos.

Também houve eleições nas Comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, de Saúde e de Defesa dos Direitos da Mulher (veja quadro atualizado abaixo).

A deputada Leninha (PT) foi eleita presidenta, e Andreia de Jesus (Psol), vice, na Comissão de Direitos Humanos. Elas receberam também o voto de Betão (PT), enquanto Bruno Engler e Coronel Sandro, ambos do PSL, votaram em branco.

O Auditório estava lotado por representantes de movimentos sociais, que saudaram a eleição de presidenta e vice com gritos de “mulher preta no poder!”. Os manifestantes também reagiram aos votos em branco com gritos de “suco de laranja não vota?”, em referência às denúncias de “candidaturas laranjas” no PSL nas últimas eleições.

Leninha disse que pretende construir o diálogo e um clima de convivência, apesar das diferenças. “Não somos inimigos”, salientou. Ela afirmou que Andreia de Jesus será “co-presidenta”, sugerindo uma “presidência conjunta”. Andreia de Jesus reiterou que a eleição é uma “conquista de 500 anos”.

Coronel Sandro e Bruno Engler defenderam o presidente Bolsonaro (PSL). “Vamos equilibrar as pautas dessa comissão, garantir que as pessoas de bem também sejam defendidas aqui. Policiais, vítimas de bandidos”, afirmou Coronel Sandro.

Educação será comandada por professores

Na Comissão de Educação, Beatriz Cerqueira (PT) foi eleita presidenta, e Betão, o vice, com voto favorável do Professor Cleiton (DC). Novamente, houve dois votos em branco, dos deputados Coronel Sandro e Bartô (Novo).

Coronel Sandro, que conduziu a reunião até a eleição, salientou que seu papel será o de impedir a doutrinação nas salas de aula. Ao criticar a gestão de governos petistas nessa área, citando os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, ele voltou a acirrar os ânimos dos manifestantes.

Beatriz Cerqueira frisou que o momento é de celebração e que a comissão será um lugar de disputas estratégicas. Ela atacou a desqualificação e desvalorização dos profissionais de educação e disse que isso começa justamente quando os mesmos são acusados de fazer algo que não fazem.

“Vamos lutar pela educação laica, inclusiva, diversa e que respeite o aluno, sem ‘higienizá-lo’. Vamos conduzir os trabalhos com ética, como um professor conduz em sala de aula”, afirmou.

Betão defendeu a gestão dos ex-presidentes petistas, citando avanços como a construção de universidades. E contrapôs que a reforma da previdência proposta pelo governo do PSL atingirá de forma cruel os professores, que podem perder a aposentadoria especial.

Mulheres – As deputadas Marília Campos (PT) e Andreia de Jesus foram eleitas presidenta e vice na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Elas agradeceram aos apoiadores e apoiadoras, que também lotaram o local da eleição.

Segundo a presidenta, as diferentes experiências, vivências e lutas trazidas pelas deputadas gerarão um rico debate na comissão. “Agora que a Comissão das Mulheres se tornou permanente, a nossa agenda terá visibilidade. Temos um papel importante de levar nossas lutas para o campo institucional”, afirmou Marília.

A deputada Andreia de Jesus disse que a hora é de dar voz às mulheres historicamente silenciadas: negras, indígenas, quilombolas, entre outras. “Vamos somar essas vozes às vozes institucionais”, completou.

Consumidor - Para a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte foram eleitos os deputados Bartô (Novo), para presidente, e Cleitinho Azevedo (PPS), para vice.

O deputado Doutor Wilson Batista (PSD) foi eleito vice-presidente da Comissão de Saúde, cargo que também ocupou na legislatura passada. Em reunião anterior, o deputado Carlos Pimenta (PDT) já havia sido empossado presidente, função que também exerceu em parte da última legislatura.

Confira o quatro atual das comissões com os eleitos para presidentes e vice-presidentes:

Comissão

Presidente (a)

Vice-presidente (a)

Reuniões ordinárias

Administração Pública

João Magalhães (MDB)

Osvaldo Lopes (PSD)

Terças-feiras, às 14h30

Agropecuária e Agroindústria

Coronel Henrique (PSL)

Inácio Franco (PV)

Terças-feiras, às 14h30

Assuntos Municipais e Regionalização

Rosângela Reis (Pode)

Marquinho Lemos (PT)

Quartas-feiras, às 9 horas

Constituição e Justiça

Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)

Zé Reis (PSD)

Terças-feiras, às 10 horas

Defesa do Consumidor e do Contribuinte

Bartô (Novo)

Cleitinho Azevedo (PPS)

A ser definido

Defesa dos Direitos da Mulher

Marília Campos (PT)

Andreia de Jesus (Psol)

Quintas-feiras, às 9h30

Desenvolvimento Econômico

Thiago Cota (MDB)

Glaycon Franco (PV)

Terças-feiras, às 16 horas

Direitos Humanos

Leninha (PT)

Andreia de Jesus (Psol)

Quartas-feiras, às 10h30

Educação, Ciência e Tecnologia

 

Beatriz Cerqueira (PT)

 Betão (PT)

Quartas-feiras, às 9h30

Esporte, Lazer e Juventude

Zé Guilherme (PRP)

A ser eleito

Terças-feiras, às 16 horas

Fiscalização Financeira e Orçamentária

Hely Tarqüínio (PV)

Virgílio Guimarães (PT)

Quartas-feiras, às 10 horas

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Noraldino Júnior (PSC)

Raul Belém (PSC)

Terças-feiras, às 10 horas

Minas e Energia

Rafael Martins (PSD)

João Vítor Xavier (PSDB)

A ser definido

Participação Popular

Doutor Jean Freire (PT)

Cássio Soares (PSD)

Terças-feiras, às 14h30

Redação

Duarte Bechir (PSD)

Doorgal Andrada (Patri)

Quartas-feiras, às 14h30

Saúde

Carlos Pimenta (PDT)

Doutor Wilson Batista (PSD)

Quartas-feiras, às 10 horas

Segurança Pública

Sargento Rodrigues (PTB)

Delegado Heli Grilo (PSL)

Terças-feiras, às 10 horas

Trabalho, da Previdência e da Assistência Social

Celinho Sintrocel (PCdoB)

A ser eleito

Quartas-feiras, às 14h30

Transporte, Comunicação e Obras Públicas

Léo Portela (PR)

Professor Irineu (PSL)

Terças-feiras, às 14h30

Consulte o resultado das reuniões.