Espaço promove a construção de conhecimento crítico e a reflexão sobre a política, a democracia, a cidadania e a participação popular - Arquivo ALMG
O local reúne documentos, fotos e painéis interativos, que ajudam a contar a história do Legislativo

Memorial do Legislativo Mineiro entra em nova fase

Espaço histórico, cultural e político, centro de referência sobre Parlamento estadual oferece novidades aos visitantes.

21/01/2019 - 15:56

Com a volta às aulas, em fevereiro, o Memorial do Legislativo Mineiro vai oferecer à população escolar dois diferentes roteiros de visita: um, mais específico, limitado às dependências do memorial, com apresentação de vídeos e explicações mais detalhadas sobre a história do Parlamento estadual; e outro, mais amplo, conectado com os demais espaços culturais e de memória da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Outra novidade, já em funcionamento, é a sua primeira exposição temporária, com informações sobre os 77 deputados eleitos para a 19ª Legislatura, que terá início no próximo dia 1º de fevereiro. A mostra deverá se estender por cerca de nove meses. Interatividade e acessibilidade são outros destaques do memorial em sua nova fase.

Localizado agora no andar térreo do Edifício Tiradentes, à Rua Rodrigues Caldas, 79, em frente ao Palácio da Inconfidência (onde funcionava anteriormente), o memorial, requalificado, reabriu suas portas no dia 5 de dezembro de 2018.

Desde então, já recebeu mais de 300 visitantes, apesar de o período ser marcado pelo recesso parlamentar, festas de fim de ano e férias escolares. A partir de fevereiro, com o fim do recesso e o reinício das aulas, a expectativa é de que a procura aumente. Por isso, a coordenação já se prepara para acolher os visitantes com algumas novidades.

Como parte do segundo roteiro proposto, além da visita ao memorial, figura também uma visita guiada ao Palácio da Inconfidência, às obras de arte que o compõem, como o painel da artista plástica Yara Tupinambá, na Galeria de Arte, e aos monumentos no entorno do prédio, como a estátua de Tiradentes e as estátuas dos deputados Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e Teotônio Vilela.

Semana de Museus - Em maio, entre os dias 13 e 19, o memorial vai integrar também a Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, o tema será "Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições".

Da Assembleia Provincial aos dias atuais

O novo espaço oferece ao cidadão um passeio histórico sobre o Parlamento mineiro, da Assembleia Provincial aos dias atuais.

Antes chamado de Memorial da Assembleia de Minas, o espaço foi renomeado para abranger todos os períodos da história do Parlamento. Isso porque apenas em 1935 a instituição passou a ser designada como Assembleia Legislativa do Estado. Durante o Império, era chamada de Assembleia Legislativa Provincial e, no primeiro período da República, foi um órgão bicameral composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Estadual.

Passado, presente e futuro fundem-se no Memorial do Legislativo Mineiro. De um lado, o espaço é um centro de referência sobre a história da Assembleia, da produção legislativa e de acontecimentos marcantes do cenário político mineiro. Do outro, promove a construção de conhecimento crítico e a reflexão das novas gerações sobre política, democracia, cidadania e participação popular.

“É um novo espaço cultural para Minas. Por meio de documentos, fotografias, textos, vídeos e painéis interativos, o cidadão pode conhecer mais sobre o Legislativo e refletir sobre o seu papel na consolidação da democracia”, pondera o gerente-geral de Documentação e Informação da ALMG, Nilson Vidal Prata.

Espaços - O conteúdo foi organizado em dois andares e dividido em seis espaços. O primeiro foi denominado de Espaço Política, Democracia e Cidadania, com explicações sobre a representação em regimes democráticos e o significado e a origem do Poder Legislativo estadual.

No Espaço Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foram dispostas informações sobre funções, estrutura e história do Legislativo mineiro. Uma linha do tempo apresenta os principais fatos históricos, como o incêndio da sede da ALMG, em 1959, e a solenidade, em 1994, em homenagem a parlamentares cassados durante a Ditadura Militar.

Esses momentos históricos também são ilustrados por registros e artefatos, como a placa em homenagem ao Manifesto dos Mineiros, movimento criado na década de 1940 contra o governo Getúlio Vargas, e a reprodução da primeira lei produzida pela Casa.

No Espaço Constituições Mineiras há réplicas das seis constituições que o Estado já teve, vídeos sobre o processo constituinte de 1989, além de informações históricas organizadas de acordo com a cronologia de promulgação das normas.

Local viabiliza ações educativas

O segundo andar é composto por três ambientes. Em formato de anfiteatro, com capacidade para cerca de 20 pessoas, o Espaço Participação Popular viabiliza a realização de ações educativas, como rodas de conversa e dinâmicas. Nessa área, destacam-se os canais da ALMG e as iniciativas para incentivar a participação do cidadão. Há ainda placas com a hashtag #MemorialALMG para que os visitantes possam tirar e postar fotos nas redes sociais.

No Espaço Parlamentar, figuram dados sobre os homens e as mulheres que exerceram – ou exercem – mandato na ALMG. Há também um monitor touch screen denominado “Livro dos presidentes”, em que é possível consultar a foto, a biografia e a atuação dos deputados que presidiram o Parlamento mineiro. Em outro painel, estão expostos perfis dos parlamentares que exerceram o cargo de presidente da República ou de governador do Estado.

Por último, o Espaço Exposições Temporárias abriga mostras de curta duração. A primeira delas tem como tema os deputados eleitos para a 19ª Legislatura.

Serviço - O memorial fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento para visitas, espontâneas ou guiadas, que podem abranger outros espaços ligados à memória do Legislativo.

A possibilidade de realização de visitas em outros horários para grupos previamente agendados pode ser avaliada pela equipe. O local é acessível a pessoas com dificuldade de locomoção. Um elevador foi instalado e os banheiros são adaptados para cadeirantes. Os vídeos exibidos são legendados. Agendamentos e informações nos telefones (31)2108-7674 e 2108-7348.