Funcionários e familiares de alunos temem que fusão de turmas leve ao fechamento de escola - Arquivo ALMG

Comissão discute fusão de turmas com Secretaria de Educação

Funcionários e familiares de alunos criticam intenção do Estado de unificar cinco turmas em escola de ensino especial.

18/10/2018 - 18:00

Nesta sexta-feira (19/10/18), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza uma visita, a partir das 14 horas, à Secretaria de Estado de Educação, para discutir a possível unificação de turmas da Escola Estadual Dr. Amaro Neves Barreto, de ensino especial, com a presença de responsáveis pelos alunos com deficiência e de representantes da instituição.

O assunto foi discutido pela comissão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião realizada na última terça-feira (16/10/18). De acordo com a diretora da escola, Maria Piedade de Oliveira, a Secretaria de Estado de Educação lhe deu até o dia 22 de outubro deste ano para unificar cinco turmas de alunos especiais, com deficiências múltiplas e graves.

Maria Piedade de Oliveira participou da reunião. Segundo ela, o argumento da Secretaria para a fusão de turmas seria o número reduzido de alunos. Funcionários da escola e familiares dos alunos criticaram a determinação do Estado e argumentaram que a unificação ignora questões importantes, tais como o tamanho reduzido das salas de aula e, especialmente, a gravidade das deficiências dos alunos.

Para o deputado Duarte Bechir (PSD), autor do requerimento para a realização da visita, o temor é que a unificação de turmas seja uma providência que vise, a médio prazo, o fechamento da escola especial. O deputado preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Na reunião de terça, o parlamentar se disse preocupado com o esvaziamento de outras escolas especiais, tais como o Instituto São Rafael, destinado a deficientes visuais. “O Instituto São Rafael tem hoje apenas cinco alunos novos. Um prédio daquele tamanho. Mas há demanda. Só que o Estado não permite a matrícula”, afirmou o parlamentar.

A Escola Estadual Dr. Amaro Neves Barreto fica na região do Barreiro, no município de Belo Horizonte. A visita da comissão parlamentar acontecerá nas instalações da Secretaria de Estado de Educação na Avenida Amazonas, nº 5.855, no bairro da Gameleira, na Capital.

Consulte a pauta da visita.