Fábio Avelar Oliveira agradeceu a grande votação obtida em Nova Serrana
Rogério Correia acusou o candidato à Presidência Jair Bolsonaro de crimes eleitorais
Sargento Rodrigues defende a reabertura do inquérito de pedofilia contra Romeu Zema
Cristiano Silveira criticou as fake news e a violência na campanha de Jair Bolsonaro

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 18/10/18

Denúncias de uso irregular de WhatsApp e de pedofilia contra candidatos às eleições marcam discursos na tribuna.

18/10/2018 - 18:04

Reeleição
O deputado Fábio Avelar Oliveira (Avante) agradeceu pela reeleição para mais um mandato na ALMG. Segundo ele, dos 83.818 votos recebidos, quase 28 mil vieram de Nova Serrana (Centro-Oeste), sua cidade natal, enquanto o restante ficou distribuído em 378 municípios. Ele agradeceu às equipes de gabinete e de campanha, à família, aos prefeitos que o apoiaram e também a empresários, comerciantes e trabalhadores de Nova Serrana. Para o parlamentar, a vitória é fruto de seu trabalho e de ações voltadas para a segurança e a saúde no município, como a implantação do serviço de urgência (Samu) e do projeto Olho Vivo. “Continuo vindo a Belo Horizonte e voltando todos os dias para Nova Serrana, sempre ao lado do povo para ver suas necessidades”, afirmou. Em apartes, os deputados Roberto Andrade (PSB) e João Leite (PSDB) cumprimentaram o colega pela expressiva votação e por seu trabalho como parlamentar.

 

WhatsApp 1
Rogério Correia (PT) reproduziu denúncia do jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira (18), sobre uso de WhatsApp pela campanha do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). A matéria aponta que empresas privadas estariam bancando essas ações, o que se configura doação empresarial para a campanha, vedada pela legislação. “Ele se diz honesto, mas faz vaquinha milionária com empresas, proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para usar o WhatsApp e impulsionar a candidatura por meio de fake news”, afirmou. Rogério Correia também salientou que uma grande ação pelo aplicativo está sendo preparada pelo presidenciável para as vésperas do segundo turno. “Fica claro porque ele sempre votou para o empresariado e contra o trabalhador”, afirmou, defendendo a cassação da candidatura. O parlamentar ainda agradeceu pelos 131.312 votos recebidos para deputado federal em 850 municípios do Estado.

 

Denúncia
O deputado Sargento Rodrigues (PTB) tratou novamente da denúncia de estupro de vulnerável que pesa contra o candidato ao governo de Minas, Romeu Zema (Novo). Ele afirmou que foi atacado nas redes sociais por pessoas contratadas por Zema, depois de abordar o caso na tribuna do Plenário. “É sinal de que fomos ao ponto certo. O senhor tem que explicar muitas coisas para a sociedade mineira”, afirmou, dirigindo-se ao candidato do Novo. Sargento Rodrigues voltou a afirmar que Zema é acusado de pedofilia, embora tenha dito que era apenas testemunha no processo de guarda da menor. “Por que ele não disse que tinha caso com a mãe da criança?”, questionou. O parlamentar pontuou, ainda, que o inquérito do caso foi mal feito, pois a delegada não ouviu os avós paternos da criança e nem a psicoterapeuta e a pediatra que a atenderam. É uma denúncia grave, nojenta. Vamos cobrar a reabertura do inquérito ao procurador-geral de Justiça”, anunciou.

 

WhatsApp 2
As denúncias da Folha de São Paulo foram abordadas na tribuna também pelo deputado Cristiano Silveira (PT), que cobrou apuração veloz das autoridades, em função do tempo curto de campanha. “Quando há ausência de conteúdo para se discutir o Brasil, sobram os ataques”, criticou. Ele também citou as fake news divulgadas contra o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, envolvendo, por exemplo, o kit gay e a mamadeira erótica. “Já temos mais de 60 casos de violência praticados por apoiadores de Bolsonaro, inclusive com mortes. Não queremos um País de intolerância”, afirmou. Para Cristiano Silveira, um candidato que prega a violência e que votou pelo congelamento dos recursos para a segurança pública não pode ter a solução para essa área. “Ele não representa mudança porque está no Congresso há anos”, acrescentou. O deputado criticou ainda a proposta de armamento da população e afirmou que o verdadeiro cristão não pode compactuar com violência e tortura.


Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.