Comissão extraordinária da ALMG promove debates sobre a malha ferroviária mineira.

ALMG vai discutir transporte ferroviário na região de BH

Comissão pretende debater ainda a antecipação da renovação das concessões de ferrovias, em análise nos órgãos federais.

17/08/2018 - 15:59

Debater o transporte ferroviário na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Essa é a pauta da próxima audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate, solicitado pela deputada Marília Campos (PT), vice-presidenta da comissão, está agendado para quinta-feira (23/8/18), às 9 horas, no Auditório José Alencar Gomes da Silva.

Com a reunião, a comissão pretende encontrar alternativas de investimentos para o transporte ferroviário de passageiros na RMBH. Os recursos poderiam vir da outorga da renovação das concessões ferroviárias, sinaliza Marília Campos.

A audiência busca assim debater com os prefeitos da região a antecipação, de 10 anos em média, das concessões das ferrovias pelo governo federal. Atualmente órgãos como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Tribunal de Contas da União (TCU) estudam a proposta de antecipar a renovação dos contratos com as concessionárias.

O debate é mais uma iniciativa da ALMG, que tem promovido visitas e audiências para defender a recuperação e ampliação da malha ferroviária mineira. A comissão extraordinária foi criada, com esse propósito, em junho deste ano.

Em uma das audiências já realizadas, participantes destacaram a importância do modal ferroviário para o desenvolvimento econômico de Minas e do Brasil. Eles ainda alegaram que o Estado é o mais sacrificado pela falta de ferrovias.

Foram convidados para a reunião os prefeitos da capital, Alexandre Kalil, e o de Nova Lima, Vítor Penido de Barros, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granvel). Além deles estão convidados o Advogado-Geral do Estado, Onefre Alves Batista, bem como o diretor da ONG Trem, André Louis Tenuta Azevedo.

Consulte a pauta da reunião.