Mudança começa pela Escola do Legislativo a partir de segunda (20)

Assembleia terá nova rede de internet para visitantes

Sistema atende exigências legais e garante conexão sem fio mais prática e segura nas dependências do Legislativo.

13/08/2018 - 10:45

Visitantes e terceirizados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), bem como a imprensa que acompanha as atividades da Casa, terão um novo serviço de internet sem fio a partir da próxima segunda-feira (20/8/18). Mais prática e segura, a rede “visitantes” substituirá a atual rede “aberta”. A mudança começa pela Escola do Legislativo e será implementada, gradativamente, nos demais prédios da ALMG.

As alterações vão promover a adequação da rede da Assembleia ao Marco Civil da Internet, a Lei Federal 12.965, de 2014, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. O artigo 13 da norma, por exemplo, exige o registro da conexão, sob sigilo, com a identificação dos usuários de redes públicas.

O gerente-geral de Tecnologia e Informação da ALMG, Marcelo Migueletto, aponta que, além de ampliar a segurança da informação, o novo sistema será prático para o usuário. No primeiro acesso, ele fará um cadastro com dados básicos, escolherá sua senha e informará seu número de celular. Em seguida, receberá pelo telefone mensagem com um código para ativação automática da sua conta.

“Esse cadastro terá validade indeterminada, a não ser que o usuário fique mais de 60 dias sem acessar a rede. Nesse caso, deverá se cadastrar novamente”, explica Marcelo. Ainda segundo ele, outra vantagem da rede “visitantes” é que a conexão vale para o dia todo, enquanto na atual rede “aberta”, o usuário perde o acesso após dez minutos sem usar a internet.

Todo o processo é autoexplicativo, e as orientações estarão disponíveis durante o cadastro. Para acessar o serviço, o usuário deverá, ainda, aceitar e cumprir os Termos de Uso e Privacidade, que serão disponibilizados também no momento do cadastro.

Cronograma – Após a implantação na Escola do Legislativo, a rede “visitantes” será ativada no Edifício Carlos Drummond de Andrade e Espaço Cidadania (Procon Assembleia), em setembro; no Edifício Tiradentes, em outubro; e no Palácio da Inconfidência, que abriga o Plenário, em novembro. A mudança será informada também por meio de sinalização nos prédios.