A trajetória de vida e de trabalho de mulheres do campo será debatida

Demandas de mulheres do campo serão debatidas na segunda (28)

Livro produzido em parceria com a Fundação João Pinheiro resgata vida de trabalhadoras e será apresentado em reunião.

25/05/2018 - 13:47

As demandas das mulheres do campo serão debatidas nesta segunda-feira (28/11/18), às 15 horas, em audiência de convidados da Comissão Extraordinária das Mulheres.

A reunião será no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde será apresentado o livro ‘Mulheres de Minas Gerais: trajetória de vida, de luta e de trabalho com a terra’.

A audiência foi solicitada pela presidente da comissão, deputada Marília Campos (PT), por ocasião do lançamento do livro. Trata-se de uma biografia coletiva que reconstrói e analisa a trajetória de um grupo de mulheres do campo, produzida a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e a Fundação João Pinheiro.

“São relatos de mulheres trabalhadoras, ligadas à terra de nosso Estado e que precisam de políticas específicas, apoio e reconhecimento. A iniciativa traz essas vozes até nós e nos aproxima da realidade destas mulheres", destaca a parlamentar.

A deputada ainda ressalta que a parceria que resultou no livro atende a uma demanda de desenvolvimento de pesquisas sobre a temática, a partir de um diálogo do Estado com a Articulação das Mulheres do Campo.

O objetivo é que, a partir dos relatos, sejam produzidos dados e informações que possam vir a embasar políticas públicas possíveis para essas mulheres. Além do livro, também foi produzido um vídeo em parceria com a Rede Minas.

A audiência deverá contar com a presença de representantes das mulheres do campo, de especialistas da Fundação João Pinheiro e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de gestores do Estado  e de militantes de movimentos como a Marcha Mundial das Mulheres.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.