Em seus 50 anos de existência, Indi tem trabalhado para atrair novas indústrias para o Estado - Arquivo ALMG

Assembleia de Minas irá homenagear Indi por seus 50 anos

Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior já trouxe grandes indústrias para Minas Gerais.

25/05/2018 - 13:01

A Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) completará 50 anos na quarta-feira (30/5/18). Em virtude disso, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageará o órgão em Reunião Especial do Plenário agendada para esta segunda-feira (28), às 19h30, atendendo a requerimento do deputado Agostinho Patrus Filho (PV) e de outros 25 deputados.

“Se há um exemplo de eficiência na administração pública, esse exemplo é, sem dúvida alguma, o Indi", afirmou o deputado Agostinho Patrus Filho.

A agência foi criada em 30 de maio de 1968, por meio de um contrato assinado entre a Cemig e o Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O objetivo de ambas as empresas na criação do Indi era aumentar e consolidar um parque produtivo no Estado bem como promover a geração de empregos.

Missão - Entre as funções do Indi está a promoção de Minas, por exemplo, em feiras internacionais e a atração para o Estado de empresas de outras nações. Além disso, promover missões de grupos de pequenos, médios e grandes empresários visando atrair capital do exterior para Minas. Como exemplo de sua articulação com empresários internacioanis está o constante diálogo com o Consulado da Itália, a fim de conseguir estreitar as relações entre os empresários mineiros e italianos.

De acordo com informações do Indi, a agência, ao longo de suas cinco décadas de existência, conseguiu trazer ao Estado grandes empresas internacionais. Entre elas estão a Toshiba, em 1968, a Fiat Automóveis, em 1973, Mercedez-Benz, em 1999, e a Danome e a Nestlé, em 2014. Atualmente, o Indi também ajuda empreendedores a encontrem um terreno ideal para construírem suas fábricas em território mineiro.