Comissão das Mulheres visita chefia da Polícia Civil

Objetivo é discutir resolução que tira exclusividade das delegacias especializadas em atendimento a mulheres.

21/05/2018 - 17:18

A Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitará nesta terça-feira (22/5/18), às 10 horas, o gabinete da chefia da Polícia Civil de Minas Gerais. O objetivo é pedir a revogação da Resolução 8.004, de 2018, que, segundo a deputada Marília Campos, presidente da Comissão e autora do requerimento, descaracteriza as delegacias especializadas de mulheres.

Em Minas Gerais são pouco mais de 60 delegacias especializadas em receber as mulheres vítimas de violência doméstica. Com a resolução, esses estabelecimentos atenderão também a demanda de idosos, deficientes, crimes sexuais, racismo, xenofobia, LGBTfobia e outros tipos de intolerâncias.

“Isso descaracteriza as nossas delegacias, que já sofrem com dificuldades estruturais, tanto de pessoal como predial e de infraestrutura geral. São lugares em que, muitas vezes, as mulheres esperam horas para serem atendidas, mesmo sendo a prioridade da delegacia", lamenta Marília Campos.

"Com a mudança, vejo apenas retrocessos em nossa luta pelo combate da violência contra a mulher. Esse tratamento especializado é de extrema importância em uma situação de tanta vulnerabilidade”, completou.

Convidados - A visita contará também com a presença de representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Defensoria Pública do Estado, da OAB-MG e do Consórcio Mulheres das Gerais. A Comissão será recebida pelo chefe da Polícia Civil, João Otacílio Silva Neto.

Consulte a lista completa de convidados para a visita.