Deputado Duarte Bechir repercute o Dia Internacional da Síndrome de Down
Deputado Antônio Jorge repudiou denúncias de fraude feitas pela imprensa
Deputado Bosco disse que não é vontade do povo de Araxá a venda de ações da Codemig
Arnaldo Silva quer debate sobre o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado em Uberlândia
Sargento Rodrigues criticou queda de investimentos do governo nas polícias militar, civil e bombeiros
Carlos Pimenta pediu que o estado resolva a dívida da saúde com os municípios

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 21/3/18

Dia Internacional da Síndrome de Down e situação da saúde no Estado foram destaques dos pronunciamentos.

21/03/2018 - 19:07

Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi lembrado na fala do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Duarte Bechir (PSD). De acordo com ele, a data tem por finalidade disseminar informações para promover a inclusão. Atualmente 200 mil brasileiros têm a síndrome e precisam, desde a mais tenra idade, de cuidados médicos prioritários. “Ainda assim, não raro enfrentam dificuldades, o que faz necessária a construção e ampliação de UTIs pediátricas e centros cirúrgicos infantis”. O deputado lembrou também que as subnotificações de nascimento ainda são grandes. “Isso precisa ser superado, para que tenhamos bancos de dados mais seguros para guiar ações mais precisas por parte do poder público”. Em aparte, o deputado Durval Ângelo (PT) lembrou post em rede social da desembargadora Marília de Castro Neves contra professora com síndrome de Down. “Uma manifestação repleta de preconceito”, protestou.

  

Investigação 
O deputado Antônio Jorge (PPS) repudiou denúncias publicadas nesta quarta-feira (21/3/18) em reportagens de grandes veículos de circulação mineira que teriam colocado-o como alvo de operação policial da Polícia Federal. Segundo ele, a empresa acusada de fraude atendia ao governo de Minas antes dele fazer parte da Secretaria de Saúde e permanece lá, sendo que a contratação de serviços nem a sua execução passam pelos gestores. “Na fala do delegado não existe nenhuma menção à minha pessoa. Não sou investigado, não existe nenhuma ação contra mim ou o meu mandato. No meio da manhã, um jornalista me ligou, pedindo desculpas. A única relação é que dentro do período investigado eu era um dos gestores”, explicou. Ele disse acreditar na importância de uma apuração exitosa por parte da Polícia Federal e se colocou à disposição para quaisquer esclarecimentos. Em aparte, o deputado Gustavo Valadares (PSDB) manifestou apoio ao colega.

 

Codemig
O deputado Bosco (Avante) também lembrou o Dia Internacional da Síndrome de Down e elogiou as pessoas e instituições que se dedicam ao cuidado dessas pessoas. Ele também manifestou-se contrariamente ao que chamou de “posicionamento infeliz” do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que teria dito a emissora de TV de Araxá que a cidade não estaria bem representada no parlamento mineiro. “Quando chegou a esta casa projeto do Estado propondo venda de 49% da Codemig, no ano passado, eu votei contra e agora serei contra, novamente, às alterações na lei 22.828/18. Atendo aos anseios do povo da minha cidade, já que mais de 90% de receita da Codemig vem da mina de nióbio de Araxá”, explicou. O parlamentar esclareceu ainda que a população do seu município quer se aprofundar na discussão e entender melhor, por isso ele solicitou informações da Codemig. “Pensamos que a venda de parte da empresa tirará parte do poder de cobrança de Araxá junto à ela”.

 

Ministério Público
O deputado Arnaldo Silva (PR) reforçou pedido de audiência para discutir denúncias contra o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) na cidade de Uberlândia (Triângulo). Segundo ele, requerimento foi aprovado na Comissão de Segurança Pública, mas “haveria um movimento dentro da Casa para que essa reunião não ocorra”. Ele frisou que muitas instituições não se furtam a comparecer à ALMG para prestar contas e o Ministério Público não deveria ser diferente. “Não podemos esquecer que todas as instituições são compostas por pessoas, que muitas vezes falham. E essas falhas, sobre as quais que temos conhecimento, inclusive com provas documentais, em Uberlândia, são muito graves”. Em aparte, o presidente da Comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), garantiu que a audiência será marcada. Também em aparte, o deputado Arlen Santiago (PTB) destacou liberação de recursos para construção de novo fórum na cidade de Manga (Norte).

 

Investimentos na Polícia
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) criticou a queda de investimentos do governo estadual nas polícias militar, civil e nos bombeiros. Segundo ele, o cidadão é o primeiro a sentir o aumento da criminalidade com essa queda, mas num segundo momento é o policial que sofre e citou o assassinato do Sargento Gilmar de Oliveira, baleado no Triângulo Mineiro. “O PT deu calote de R$ 3 bilhões no IPSM. Tudo foi desviado para o caixa único”. O parlamentar ainda frisou que já são 7 mortes de profissionais de segurança no Estado esse ano. Em aparte, o deputado Gustavo Valadares pediu à Prefeitura de BH que esclareça junto à população a real situação da Avenida Senhora do Carmo, ameaçada de desabamento. Também em aparte, o deputado Léo Portela anunciou seu retorno ao Partido da República (PR). Por fim, o deputado Arlen Santiago criticou o aumento da dívida do governo com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosens).  

 

Saúde em Minas
O deputado Carlos Pimenta (PDT) pediu que o governo estadual resolva a dívida com os municípios nos repasses da área da saúde. Ele citou os problemas enfrentados pelos municípios de Montes Claros, Januária, Bocaiúva, Janaúba e Porteirinha no atendimento da população, seja por obras inacabadas ou falta de recursos. “Pedimos socorro. O governo está insensível, não escuta e não age. Há má vontade e insensibilidade. Em Montes Claros, a prefeitura se viu obrigada a assumir a gestão plena e o caos se viu instalado, com dívidas absurdas. As unidades básicas de saúde estão paralisadas há anos. Não deixem a saúde pública do Norte de Minas abandonada”, completou. Em aparte, o deputado Elismar Prado (PDT) disse que se mobilizará contrariamente a revisão tarifária da Cemig, o que será motivo de sessão presencial na sede da Companhia em Belo Horizonte no próximo dia 28. “Somos contra esse aumento, que só beneficiará acionistas estrangeiros”.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.