Douglas Melo elogiou o governo pelas ações na segurança de Sete Lagoas
Isauro Calais cobrou mais efetivos das polícias para Juiz de Fora e Zona da Mata
Bonifácio Mourão criticou Pimentel por culpar gestões passadas por erros atuais
Doutor Jean falou emocionado sobre sua amizade com Maria José Haueisen

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 20/2/18

Ações na segurança marcam falas de deputados, que aplaudem discurso sobre Maria José Haueisen, falecida na segunda(19).

20/02/2018 - 18:24

Sete Lagoas segura
A melhoria na segurança pública de Sete Lagoas (Central) e cidades vizinhas foi o tema do discurso do deputado Douglas Melo (PMDB). Ele destacou a queda no índice de roubos na região: 1902 em 2017, 40% abaixo dos 3220 do ano anterior - maior redução no estado. A melhoria, na opinião dele, se deve à implantação, no fim de 2016, da 19ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Sete Lagoas. “Antes, a Polícia Militar contava com três viaturas para trabalhar em nossa cidade, de 250 mil habitantes. Com a RISP, recebemos mais 40 viaturas, além de 72 policiais - 45 militares e 27 civis, propiciando uma queda na criminalidade na região”, comemorou. Ele agradeceu ao governador e à cúpula das polícias pelo apoio. Em aparte, o deputado Cristiano Silveira (PT) reforçou que a melhoria na segurança ocorre em todo o estado: “Foram entregues 140 viaturas da PM e 51 viaturas da Civil. E 1080 investigadores estão sendo chamados”, enfatizou.

 

Segurança em Juiz de Fora
Diferentemente de Douglas Melo, o deputado Isauro Calais (PMDB) criticou a atuação do Governo de Minas na segurança na Zona da Mata. “Tenho visto de perto o sucateamento das Polícias Civil e Militar em Juiz de Fora”, comentou ele, realçando que desde que era vereador na cidade, cobrava melhorias por parte do governo estadual. Calais disse que sua preocupação aumenta agora com o anúncio da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro. “Nós vemos a facilidade da entrada de drogas e armas em Juiz de Fora e municípios próximos”, observou. Em sua opinião, além das ações conjuntas por parte do Governo Federal na Zona da Mata, são necessários mais investimentos do Governo de Minas na região. “Precisamos com urgência de mais viaturas e efetivos. Se não colocarem mais homens na divisa com o Rio, os traficantes vão entrar!”, alertou. Em aparte, o deputado João Leite (PMDB) disse que o governo deve garantir a divisa segura entre Minas e o Rio.

 

Criticas a Pimentel
Repercutindo declarações de Pimentel em que culpa as administrações passadas pelos problemas atuais, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) afirmou que este governo está perdido. “O governador dá calote nos municípios - só na saúde, a dívida é de R$2,5 bi -, atrasa salários, e põe a culpa nos governos passados, sendo que já está no último ano de mandato”, disse. Mourão discordou também do governador por criticar a Cidade Administrativa. “Antes, era tudo espalhado, cada secretaria num lugar. Veio Aécio Neves e concentrou tudo, facilitando a vida dos prefeitos. Além disso, a Cidade Administrativa também prestigiou o vetor norte, que antes era esquecido pela prefeitura da Capital”, destacou. O deputado ainda disse que o governo “deu uma rasteira” nos professores, ao não pagar dois reajustes concedidos pelo Governo Federal à categoria. Em aparte, a deputada Ione Pinheiro (DEM) parabenizou Mourão pelas críticas à gestão petista.

 

Maria José Haueisen
Emocionado, o deputado Doutor Jean Freire (PT) homenageou a ex-deputada e ex-prefeita de Teófilo Otoni (Mucuri), Maria José Haueisen, falecida nesta segunda (19). Lembrou que ela foi uma das pessoas que o ajudou a custear seu curso de medicina. “Graças a essa mulher de garra, me formei e hoje mantenho um projeto que ajuda outros jovens a estudar. Dessa forma, estou devolvendo à sociedade o que Haueisen fez por mim”, considerou. Doutor Jean afirmou que criou a Caravana Pé na Estrada inspirado num projeto da ex-prefeita de visitas constantes às bases. “Que todos possamos levar adiante o legado de Maria José Haueisen, essa guerreira que lutava pelos mais pobres dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Ela não vivia da política, mas para a Política, esse dom de deus para promover o bem comum. Para onde eu for, levarei comigo esse exemplo e direi: ‘Maria José Haueisen Freire, presente!’”, concluiu, sendo aplaudido pelos outros parlamentares.

 

 Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.