Cinquentenário do Ipem será celebrado no Plenário da ALMG

Instituto é responsável pela verificação de equipamentos e fiscalização de produtos nos 853 municípios mineiros.

24/11/2017 - 15:12

Uma reunião especial celebrará os 50 anos de serviços prestados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG). A homenagem acontecerá na próxima segunda-feira (27/11/2017), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 20 horas. O deputado Ivair Nogueira (PMDB) é o autor do requerimento para reunião.  

“É uma justa homenagem ao Ipem que há 50 anos garante a melhoria da qualidade de vida do cidadão, especialmente nas áreas da saúde, segurança, meio ambiente e defesa do consumidor, atendendo com excelência às necessidades da sociedade.”, afirmou Ivair Nogueira.

Atribuições - O Ipem é responsável pela verificação de balanças comerciais, industriais e qualquer máquina de calibragem de massas e medidas de capacidade, fiscalizando se o peso informado pela máquina corresponde ao valor do produto. Além disso, fiscaliza os pesos de produtos para ver se são iguais aos assinalados pela embalagem.

Já na área da qualidade de mercadorias, verifica diversos produtos, processos e serviços, para atestar se eles atendem aos critérios estabelecidos na avaliação da conformidade. O Ipem também fiscaliza se os produtos apresentam o logotipo do Inmetro em suas embalagens.