Idec celebra 30 anos e recebe homenagem na Assembleia

Reunião Especial no Plenário lembra atuação de associação independente criada para defender os direitos do consumidor.

24/11/2017 - 15:33

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) será homenageado pelos deputados estaduais em virtude de seus 30 anos de atuação em prol da defesa do consumidor. A homenagem será realizada na próxima sexta-feira (1º/12/17), a partir das 10 horas, em uma Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para o evento é de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT).

O Idec é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos, fundada em 1987 por um grupo de voluntários. Segundo informações do seu site, sua missão é orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores.

Nas ações que desenvolve, o instituto orienta os consumidores sobre os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, além de fazer pesquisas de avaliação de produtos e mercados específicos. O Idec também move ações coletivas na justiça para defender os direitos dos consumidores.

O instituto também é membro pleno da Consumers International (CI), federação que congrega mais de 250 associações de consumidores do mundo todo, e do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), criado para fortalecer o movimento dos consumidores no Brasil.