Fabiano Tolentino demandou que obra em hospital regional seja concluída
Carlos Pimenta destacou que este ano teve a pior seca no Norte de Minas
André Quintão criticou medidas do governo federal que, para ele, prejudicam trabalhadores

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 21/11/17

Parlamentares destacaram obras na BR-251, no Norte de Minas, e também a situação dos bancos públicos.

21/11/2017 - 15:35

Divinópolis
A área da saúde em Divinópolis (Centro-Oeste de Minas) pautou o pronunciamento do deputado Fabiano Tolentino (PPS). Ele destacou que as obras do Hospital Regional da cidade não foram concluídas e demandou que isso seja priorizado pelo governador. O parlamentar também abordou a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. De acordo com ele, o local não está dando conta da demanda e pacientes aguardam e dormem pelos corredores. O parlamentar comentou que o Governo de Minas não tem repassado recursos da ordem de R$ 125 mil para essa unidade. Ele convocou os demais parlamentares a manterem a obstrução na Assembleia até que esses problemas sejam solucionados. Em aparte, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) acrescentou que o Hospital Regional de Governador Valadares (Vale do Rio Doce) também passa pela mesma situação. Em outro aparte, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) manifestou apoio à fala de Fabiano Tolentino e criticou as prioridades do Governo do Estado.

 

BR-251
O deputado Carlos Pimenta (PDT) manifestou insatisfação com a empresa que ganhou licitação para recuperar a BR-251, entre Montes Claros e Grão-Mogol, no Norte de Minas. “Os trabalhos se iniciaram há cerca de seis meses. Nas primeiras chuvas, o asfalto se deteriorou. Apareceram crateras e a população está indignada porque é uma rodovia importante”, comentou. Ele falou que 20 mil carretas passam pela estrada por dia. Carlos Pimenta ressaltou que vai cobrar uma explicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da empresa sobre o ocorrido, além de solicitar que o serviço seja refeito. “O dinheiro público tem se tornado um escárnio no Brasil”, afirmou. Outro assunto abordado pelo deputado foi a seca. Na opinião dele, há uma omissão envolvendo diversos órgãos públicos. “Estamos vivendo a pior seca do Norte de Minas”, enfatizou. O parlamentar também criticou a monocultura do eucalipto, que contribui para a desertificação da região. 

 

Bancos públicos
O deputado André Quintão (PT) destacou, na tribuna, a situação dos bancos públicos. Ele enfatizou que o governo federal tem adotado medidas que sucateiam essas instituições como o fechamento de agências e a redução do quadro de servidores. “O governo está preparando o terreno para as privatizações. Foi assim na década de 90”, comentou. Ele contou que, nas últimas semanas, participou de diversos eventos organizados pelo setor financeiro, que contaram com integrantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, entre outros. André Quintão reforçou o papel dos bancos públicos no processo de desenvolvimento nacional. “Sabemos que, depois do golpe parlamentar de 2016, várias medidas que prejudicam os trabalhadores brasileiros são tomadas pelo governo ilegítimo”, disse. Ele citou como ações a Emenda Constitucional 95, que instituiu o teto dos gastos públicos; a reforma trabalhista; a terceirização; e a tentativa de votar a reforma da previdência.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário