Reforma do ensino médio e curso superior de administração pública estão entre os temas que serão abordados em audiências

Deputados aprovam audiência sobre alimentação escolar

Comissão pretende discutir situação de agricultores familiares que fornecem produtos para a merenda nas escolas.

21/11/2017 - 17:38

A situação dos produtores rurais que participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) será tema de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A comissão aprovou requerimento nesta terça-feira (21/11/17) de reunião conjunta com a Comissão de Direitos Humanos para tratar do tema. A solicitação é do deputado Cristiano Silveira (PT).

Presidente dessa última comissão, o parlamentar pretende tratar de aspectos como a legislação do PNAE, que prevê um percentual obrigatório de aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Além disso, o deputado Cristiano Silveira quer discutir o fortalecimento dos produtores rurais, de modo a minimizar as dificuldades vivenciadas por eles, garantir emprego e renda no campo e assegurar segurança alimentar para as crianças beneficiadas pelo programa.

Reforma do ensino - De autoria da presidente da Comissão de Educação, deputada Celise Laviola (PMDB), foi aprovada audiência pública para debater a reforma do ensino médio. Ela pretende tratar também dos impactos da mudança sobre a aprendizagem, uma vez que a jornada escolar passa a ser de, no mínimo, seis horas.

Outro requerimento de audiência pública é de autoria da deputada Ione Pinheiro (DEM). O objetivo é entregar votos de congratulações ao prefeito de Caputira (Zona da Mata), ao diretor e a professores e alunos da Escola Municipal João Paulo I, nesse município.

Todos eles foram premiados pelo projeto Horta Escolar: Preparo do solo e cultivo de orgânicos, na VII Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos (Mosit), na cidade vizinha de Simonésia. O projeto consiste na compostagem de resíduos alimentícios da cantina da escola, que são utilizados na horta da unidade.

Conselho de Educação - Também de autoria dessa deputada, foi aprovada visita ao Conselho Estadual de Educação, para conhecer a estrutura da unidade, bem como averiguar como é feita a distribuição dos processos que tramitam no órgão.

Já o deputado André Quintão (PT) teve aprovado requerimento de audiência para discutir o papel do curso superior de administração pública na qualidade da gestão pública mineira. Na reunião, pretende-se também apontar caminhos para o futuro dessa formação.

Por fim, foi aprovada audiência pública, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), para debater o projeto de prevenção de incêndio nas escolas do Estado.

Consulte o resultado da reunião.