Edição do Panorama que aborda o racismo vai ao ar nesta terça (21), às 8h30

Programa da TV Assembleia aborda o racismo

Convidados do Panorama falam sobre as diversas formas de segregação presentes na sociedade.

20/11/2017 - 10:53

O programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta terça-feira (21/11/17), às 8h30, destaca as diversas formas de segregar o próximo: através dos chamados disfarces sociais, do poder econômico ou simplesmente com base na cor da pele.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Em 388 dos 517 anos do Brasil, a escravidão existiu formalmente. A atual Constituição Federal prevê penas severas para os crimes de racismo, que são até mais pesadas do que as previstas para alguns tipos de assassinato. Será que tomando apenas esses dois exemplos, podemos chegar à conclusão de que vivemos numa sociedade onde o racismo existe de fato?

A declaração do jornalista William Waack, veiculada recentemente nas redes sociais, suscitou ainda mais o debate sobre essa discussão de sermos ou não um país racista.

Mais da metade da população brasileira é negra ou parda. Mesmo assim, apenas um quinto dos negros cursa o ensino superior e pode ser considerado pertencente ao grupo dos mais ricos.

No estúdio, o jornalista Fernando Gomes recebe a advogada de Movimentos Populares, Nana Oliveira, e a coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado, Ângela Gomes, para debater o tema.

Reprises – Este programa tem reprise às 19 horas e à 1 hora da manhã desta quarta-feira (22).