Alunos estariam no prédio da Uemg em Diamantina desde o dia 27 de setembro - Arquivo ALMG

Críticas à gestão da Uemg Diamantina motivam audiência

Alunos que ocupam a sede da unidade vão participar da reunião da Comissão de Direitos Humanos nesta quarta-feira (22).

17/11/2017 - 14:41

Debater a pauta de reivindicações dos estudantes de direito que ocuparam a sede da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Diamantina (Região Central do Estado). Essa é a finalidade da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove nesta quarta-feira (22/11/17), às 9h30, no Auditório.

A reunião foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), 1º-secretário da ALMG. Segundo o gabinete do parlamentar, os alunos estão ocupando o prédio desde o dia 27 de setembro para denunciar vários problemas detectados naquela unidade da Uemg.

Um desses problemas seria a falta de providências para investigar seis casos de assédio sexual no campus, que teriam sido identificados em relatório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

Os responsáveis pelo protesto também denunciam suspeitas de improbidade administrativa, como apadrinhamento em bolsas de pesquisa e extensão, favorecimento em matrículas, mudança de notas de alunos e desvio de dinheiro proveniente de multas da biblioteca. E ainda criticam a postura da reitoria, que não teria aberto canais de diálogo com o grupo.

Para a reunião, foram convidados dirigentes, professores e alunos da Uemg local, além de representantes do Ministério Público e do Governo do Estado, entre outros. 

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.