Direitos dos negros pauta audiência na ALMG nesta terça (14)

Reunião acontece em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

13/11/2017 - 16:07 - Atualizado em 13/11/2017 - 17:58

A Comissão dos Direitos Humanos debaterá a questão da promoção dos direitos dos negros e pobres no Brasil. O tema será abordado em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (14/11/17), às 19 horas, no Auditório José Alencar Gomes da Silva. O requerimento para reunião é do deputado Durval Ângelo (PT).

Durante a audiência, será prestada uma homenagem ao arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, o "dom Zumbi", que faleceu em agosto último, aos 98 anos. "Ele foi uma referência na luta contra a injustiça, na defesa por igualdade, pelo respeito e contra o preconceito", afirmou Durval Ângelo. Ele era o bispo mais velho do Brasil e o primeiro bispo negro do País.

Também será feito o lançamento do livro “Las Casas Zumbi – Despertar histórico da consciência negra”, de Frei Carlos Josaphat.

Consciência negra - A reunião marcará a comemoração do Dia da Consciência Negra. Anualmente, o dia 20 de novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi instituída em calendário nacional em 2003, por meio da Lei Federal 10.639, de 2003, para coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Ícone da resistência à escravidão, Zumbi liderou uma comunidade de mais de 20 mil negros, que encontrava no Quilombo dos Palmares, ao longo do século XVII, em área do atual estado de Alagoas, refúgio após fugirem das fazendas onde eram escravizados.

A data serve também para refletir sobre as diversas maneiras que os negros contribuíram para a construção da identidade nacional. Apesar disso, eles ainda são vítimas de preconceito e muitos se encontram à margem da sociedade brasileira.

Convidados - Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) e outros especialistas no tema.

Consulte a lista completa de convidados da reunião.