Audiência pública marca Dia Mundial do AVC

Debate da Comissão de Saúde pretende chamar a atenção para a doença cerebral que mais mata no Brasil.

20/10/2017 - 09:29

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Brasil. O número é superior ao total de mortes causadas por malária, tuberculose e AIDS juntas. Diante deste quadro, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública nesta quinta-feira (26/10/17) a fim de fazer um alerta sobre o problema e marcar o Dia Mundial do AVC (29 de outubro).

O debate acontece às 10 horas, no Plenarinho IV, e atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT). Segundo o parlamentar, a intenção é conscientizar as pessoas sobre os riscos e formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.

O AVC também é conhecido popularmente por "derrame cerebral" e acontece quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Quando isso ocorre, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída.

A data foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) especificadamente para alertar a população sobre os tratamentos e prevenções da doença, além de engajar os profissionais da saúde a orientar os seus pacientes sobre estes cuidados.

Convidados - Foram convidados para a audiência médicos, representantes do Ministério Público e de associações de classe.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.