Também foi aprovado requerimento de audiência pública sobre o polo de criação de peixes ornamentais de Muriaé

ALMG discutirá construção de centro de queijo artesanal

Audiência pública no Serro vai debater proposta que visa promover o queijo produzido na região.

18/10/2017 - 17:36

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debaterá proposta do governo estadual para construir o Centro de Especialização e Pesquisa do Queijo Artesanal. A audiência pública será realizada na cidade de Serro (Região Central), para debater a viabilidade do empreendimento e suas potencialidades. O requerimento é do deputado Bonifácio Mourão (PSDB).

Conforme informações divulgadas pelo Poder Executivo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) viabilizarão investimentos para a construção e equipagem do Centro do Queijo Artesanal.

O centro terá como objetivo atender 11 municípios, aumentando a qualidade do queijo produzido na região do Serro. O local ainda será referência de estudos e análises para produtores.

De acordo com o autor do requerimento, a audiência pública foi solicitada pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro (CooperSerro), responsável pela cadeia produtiva, fortalecimento e valorização do Queijo do Serro. A cooperativa quer esclarecimentos do Estado sobre o empreendimento. 

Peixes ornamentais – Também foi aprovado requerimento do deputado Braulio Braz (PTB) para a realização de audiência pública em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é debater o polo de criação de peixes ornamentais de Muriaé (Zona da Mata).

O parlamentar pretende discutir a aplicação da Lei 22.111, de 2016, que institui o Polo de Excelência em Piscicultura Ornamental na Zona da Mata. O objetivo dessa norma é incentivar a produção e comercialização de peixes ornamentais, além de promover o desenvolvimento tecnológico relacionado à atividade.

Em sua justificativa, ele salienta a necessidade de políticas públicas para incentivar o negócio na região.