Festival acontece neste sábado (21) no Hall das Bandeiras - Arquivo ALMG

Assembleia de Minas recebe festival de meditação

Serão apresentadas diferentes técnicas em evento que é aberto a todos e sem necessidade de inscrição.

16/10/2017 - 07:35

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe o V Festival de Meditação “Todos pela paz”. O evento será neste sábado (21/10/17), das 7h30 às 19h30, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Hall das Bandeiras). Não é necessária inscrição antecipada, mas os interessados devem chegar 15 minutos antes do início de cada atividade.

A ideia do festival é que a meditação possa acessar os espaços de paz e silêncio em cada pessoa e despertar a tão necessária paz para o mundo. O evento é aberto para todos que queiram fazer esse exercício de integração com a participação de diferentes convidados da área que irão ensinar as técnicas variadas aos participantes.

Serão oferecidas as linhas Mindfulness, Meditação Cristã, Meditação Dinâmica Osho, prática Zazen, Kudalini yoga, Respiração Circular e entonação de mantras Hare Krishna. Além de chegar 15 minutos antes de cada atividade, para participar basta colocar uma roupa confortável e escolher uma ou mais técnicas que desejar.

Confira a programação:

  • 7h30 às 8h30 – Meditação Dinâmica Osho
    Condução: Juliana Garcia
    Esta meditação é uma maneira rápida, intensa e profunda para quebrar velhos padrões enraizados no corpo e na mente, que mantêm a pessoa presa ao passado. Também é indicada para quem deseja experimentar expansão e liberdade, além de testemunhar, o silêncio e a paz.
  • 8h50 às 9h50Mindfulness
    Condução: Flávia Belisário e Érika Fiorini
    É a prática de atenção plena na experiência presente. Ela é caracterizada por aceitação, não julgamento e curiosidade. Nessa técnica, os participantes terão a oportunidade de vivenciar essa atitude ao explorar as sensações corporais, respiração e movimentos. Serão propostas práticas simples, que contribuem para a gestão do estresse e maior qualidade de vida.
  • 10h10 às 11 horas – Meditação Cristã
    Condução: Marisa Gontijo
    Essa meditação é uma forma de oração baseada nos ensinamentos dos primeiros monges cristãos: os padres e as madres do deserto. A prática nos leva ao silêncio, à simplicidade e à atenção plena. É uma peregrinação da mente para o coração, um caminho de silêncio, que favorece a atenção plena e a verdadeira vivência dos ensinamentos espirituais de Jesus. Essa dimensão contemplativa da meditação cristã vem sendo recuperada nas últimas décadas.
  • 11h20 às 12h20Hare Krishna
    Condução: Sri krsnamurti Romero
    O mantra-yoga, parte essencial bhakti-yoga (o yoga da devoção), e o kirtana consistem no canto e na entoação de mantras. É uma antiga e eficaz prática meditativa que ajuda a libertar a mente das atribulações cotidianas e dos sentimentos negativos, conectando-a diretamente a uma vibração sonora transcendente. O mantra-yoga se configura como uma meditação dinâmica e atrativa, possível para todas as pessoas.
  • 12h20 às 14 horas – Intervalo
  • 14 horas às 15h30 – Respiração Circular
    Condução: Prem Moksha (Sirlene)
    É uma técnica simples de respiração que promove muitos benefícios para o corpo e a mente. A prática alivia a tensão interna e permite a fluidez da energia estagnada no corpo, promovendo diversas sensações e o contato com emoções mais profundas. Esta meditação possibilita a integração do “ser amoroso” presente em cada um e de sua força interior. O objetivo é despertar a arte de se relacionar bem consigo mesmo e com o outro.
  • 15h45 às 16h15 – Zazen
    Condução: Monja Miho
    A prática do Zazen é o coração da prática zen-budista. Za significa sentar e zen, que é a pronúncia japonesa do ideograma chinês "ch’an", trata-se do estado de concentração ou absorção, próprio da prática meditativa.
  • 16h30 às 19h30 – Gongo e tabla – Sons sagrados: transformação, cura e bênçãos
    Condução: Sat Sunder
    A técnica é um ajuste entre os eixos da psique humana e a psique do universo. Por meio dos mantras, do Gongo Terapêutico e Kundalini Yoga é criado um espaço sagrado, onde há possibilidade de transformação, cura e bênçãos. Com a musicalidade sagrada da tabla, serão experimentados mantras. O som do gongo tem o objetivo de produzir uma ressonância no corpo com as vibrações mais sutis e puras do universo. Isso auxilia no processo de cura por meio da reorganização do sistema nervoso e do equilíbrio hormonal.