Pensando em Minas é promovido pela Escola do Legislativo, em parceria com a TV Assembleia - Arquivo ALMG

Eleições 2018 serão tema de encontros do Pensando em Minas

Edição especial será oferecida nos dias 24 e 31 de outubro e 7 de novembro, das 19 horas às 21h30, no Teatro.

16/10/2017 - 11:47 - Atualizado em 20/10/2017 - 11:32

Para celebrar os 25 anos de criação da Escola do Legislativo, será promovida uma edição especial do Pensando em Minas com três encontros, nos dias 24 e 31 de outubro e 7 de novembro, das 19 às 21h30, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As temáticas escolhidas estão vinculadas às mudanças nos cenários político, eleitoral e social brasileiros e suas possíveis repercussões nas próximas eleições.

O primeiro vai discutir a crise política e seus possíveis reflexos nas eleições 2018. Serão analisadas as razões centrais da atual crise, o papel dos principais atores políticos e seu impacto na disputa de 2018, à luz das eventuais alterações no sistema eleitoral. Os convidados para discutir o assunto são os cientistas políticos João Francisco Meira, diretor do Instituto Vox Populi, e Juarez Guimarães, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O jornalista da TV Assembleia Alevi Ferreira será o mediador dessa edição.

No dia 31, o tema será o funcionamento do sistema político-partidário no Brasil e as regras vigentes para as eleições de 2018. Serão analisados os impactos da reforma política nas eleições; partidos e representação; financiamento eleitoral e atuação parlamentar; instrumentos de combate à corrupção e de controle da atividade política. O cientista político Bruno Reis e o advogado Rodolfo Viana Pereira, professores da UFMG, serão os debatedores. O mediador será o jornalista da TV Assembleia Marco Antônio Soalheiro.

No último encontro, serão abordados os impactos das redes sociais nas eleições 2018. O objetivo é refletir sobre as mudanças na disputa eleitoral causadas pelas campanhas nas redes sociais. Os expositores serão a cientista política e professora da UFMG Helcimara Telles e o coordenador de projetos da área de Democracia e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, Marco Konopacki. O debate será mediado pela gerente de Comunicações em Mídias Digitais da ALMG, Ana Carolina Utsch Terra.

Inscrições estão abertas

Os eventos são abertos a todos os interessados, que podem se inscrever, separadamente para cada palestra, desta segunda-feira (16/10/17) até a véspera da realização de cada uma delas. Se houver disponibilidade de vagas nos dias dos encontros, serão acolhidas inscrições no início dos eventos.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br, informando o título da atividade, nome e endereço completos, telefone, CPF e e-mail do interessado. Os três encontros terão transmissão ao vivo pelo Facebook.

Palestras - O Pensando em Minas é promovido pela Escola do Legislativo e realizado em parceria com a TV Assembleia. Através de palestras e entrevistas destinadas ao público em geral, o programa debate teses, dissertações, pesquisas e trabalhos técnicos sobre temáticas inerentes ao Poder Legislativo ou que perpassam as discussões trazidas pela sociedade ao Parlamento.

O Teatro da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.