Assembleia discute ameaça de desaparecimento do Rio Fanado

Afluente do Rio Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, o Fanado sofre com o assoreamento, desmatamento e poluição.

11/10/2017 - 18:23

A ameaça de desaparecimento do Rio Fanado, na região do Vale do Jequitinhonha, será discutida em audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (17/10/17). As discussões acontecem a partir de 9h30, no Auditório José Alencar Gomes da Silva.

Presidente da Comissão de Participação Popular, o deputado Doutor Jean Freire (PT) é o autor do requerimento para realização da reunião. “Se não agirmos com urgência, corremos o risco de rebatizar muito em breve o Rio Fanado de Rio Finado”, afirmou o parlamentar.

O Fanado é afluente do Rio Araçuaí que, por sua vez, deságua no Jequitinhonha. O rio nasce no município de Angelândia e percorre também os territórios de Capelinha, Turmalina e Minas Novas, todos na região do Alto Jequitinhonha.

Segundo informações do gabinete do deputado, o Rio Fanado vem sofrendo com o desmatamento, assoreamento do seu leito, despejo de esgoto não tratado pela Copasa e Copanor, lixo despejado pela população e por órgãos públicos. Os 37 córregos que alimentavam o rio já não correm mais, com raras exceções.

A preocupação com a possibilidade de secamento total do rio vem mobilizando a sociedade, levando à criação de movimentos como o SOS Fanado. Entre outras iniciativas, o movimento cobra a instalação de fossas sépticas, sumidouros, lagoas de estabilização e estações de tratamento que diminuam a poluição das águas.

O presidente do Movimento SOS Fanado e da Associação de Recuperação e Proteção Ambiental de Minas Novas (Arpa), Daniel Costa Sousa, será um dos participantes da reunião.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.