Ocupação recebe visita da Comissão de Direitos Humanos

Cerca de 200 famílias ocupam prédio na Avenida Afonso Pena, nº 2.300, desde o início de setembro.

29/09/2017 - 14:25

Uma ocupação urbana no Centro de Belo Horizonte será visitada nesta quarta-feira (4/10/17), às 17h30, pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Trata-se da ocupação Carolina Maria de Jesus, situada em prédio localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2.300. Desde a madrugada de 6/9/17, cerca de 200 famílias ocupam o imóvel, que estava vazio e pertence à Fundação Sistel de Seguridade Social. O requerimento para realização da visita é da deputada Marília Campos (PT).

As famílias sem teto são coordenadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A principal reivindicação é de que edifícios abandonados na Capital sejam destinados à moradia popular.

A ordem de reintegração de posse, solicitada pela Fundação Sistel, foi expedida pela Justiça no dia 8/9/17. Uma negociação foi iniciada, com a participação da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e da Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais do Governo do Estado. No dia 28/9/17, foi apresentada uma proposta de aluguel social para os militantes sem teto. Outra reunião está prevista para esta segunda-feira (2).

A deputada Marília Campos já esteve no prédio em disputa no dia 15/9/17. “A ocupação homenageia Carolina Maria de Jesus, catadora e escritora cuja história é exemplo de superação e persistência. Lá, renovei minha convicção de que moradia não pode ser privilégio de alguns, tem que ser um direito de todos e todas. Estamos nessa luta e trabalharemos por uma solução que preserve esse direito”, afirmou a deputada.

Estão convidadas a acompanhar a visita, nesta quarta, a coordenadora do MLB, Poliana de Souza Pereira Inácio; a representante do Movimento do Coletivo Olga Benário, Indira Xavier; e a professora Regina Helena Alves da Silva, da UFMG.

Escritora – O nome da ocupação é uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, nascida em Sacramento (Triângulo Mineiro). Negra e pobre, foi viver na capital paulista em 1947, onde atuou como catadora de lixo, ao mesmo tempo que escrevia. É autora de “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, obra publicada em 1960.