A Comissão de Transporte vai debater as condições da BR-381 - Arquivo ALMG

Obras na BR-381 e interdição de ponte motivam audiência

Comissão quer posicionamento sobre duplicação da rodovia e sobre condições de acesso entre Fabriciano e Timóteo.

22/09/2017 - 12:19

O andamento das obras de duplicação da BR-381 em Minas Gerais e a interdição de ponte entre Coronel Fabriciano e Timóteo (Vale do Rio Doce) serão discutidos nesta terça-feira (26/9/17), em audiência da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. A reunião será realizada às 11 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

"Esta é pelo menos a terceira vez em que pautamos esses assuntos para uma discussão pública, tendo em vista a falta de resultados para a população, principalmente no que se refere à ponte", afirma o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), um dos autores do requerimento da audiência.

Entre os convidados estão representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), dos quais o deputado disse esperar esclarecimentos sobre novo edital a ser publicado com relação a obras na ponte.

Quanto à BR-381, o objetivo maior é cobrar a continuidade das obras nos lotes que já estão em andamento, como também um posicionamento com relação aos demais lotes que ainda não contam nem mesmo com licitação para execução. "É o momento de garantirmos o compromisso do governo federal com estas obras, tendo em vista o orçamento da União para o próximo ano", frisa o deputado.

"Uso constantemente a rodovia e verifico a urgência da duplicação da BR-381, trazendo mais segurança e mobilidade para a via", acrescenta o vice-presidente da comissão, deputado Anselmo José Domingos (PTC), que também assina o requerimento, juntamente com o deputado Gustavo Santana (PR).

Interdição - A situação da ponte que será discutida estaria se arrastando há pelo menos cinco anos, quando houve sua interdição parcial e o tráfego foi limitado a veículos leves. A limitação a veículos maiores teria prejudicado comerciantes instalados na avenida Tancredo Neves, em Coronel Fabriciano, uma vez que a ponte dá acesso ao início da avenida.

Por outro lado, a ponte nova que passou a ligar os dois municípios acabou por deslocar o trânsito pesado para dentro de Coronel Fabriciano. Esse desvio de caminhões pesados estaria danificando o asfalto e gerando rachaduras em casas de bairros como o São Domingos, conforme informações do gabinete do deputado Celinho do Sinttrocel.

Consulte a lista completa de convidados da reunião.