A comissão visitou a AME em 28 de agosto, para conhecer as condições de funcionamento da instiuição

Audiência discute dificuldades de instituição filantrópica

Comissão quer debater ações para impedir fechamento da Assistência ao Menor Especializada (AME).

22/09/2017 - 13:15

Para avaliar as ações necessárias para manter aberta a Assistência ao Menor Especializada (AME), instituição filantrópica em Belo Horizonte que atende cerca de 100 crianças e adolescentes portadoras de várias deficiências físicas e intelectuais, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta segunda-feira (25/9/17), às 9h30, no Plenarinho I.

O presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), afirmou que, em visita dos parlamentares à instituição no último dia 28 de agosto, foi constatado que ela passa por grande dificuldade financeira e corre o risco de ser fechada. A assistência é feita por meio de doações e de eventos sociais, mas os recurso não têm sido suficientes.

“Nossa intenção, com essa audiência pública, é debater junto ao município e ao Estado alternativas para que os problemas financeiros e burocráticos sejam solucionados e a AME consiga manter suas atividades" , disse o parlamentar, que também foi autor do requerimento ao lado dos deputados Leandro Genaro (PSD) e Nozinho (PDT).

AME – É uma instituição filantrópica, no modelo clínica escola, que atende crianças e adolescentes carentes, portadores de vários tipos de deficiências e que necessitam de acompanhamento individualizado. Ela iniciou suas atividades em 1968 e está instalada em terreno cedido pelo Tribunal de Contas da União, em prédio construído pela própria instituição, com recursos de doações.

Declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal, a entidade atua com equipe multidisciplinar composta de profissionais especializados em psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e pedagogia. É mantida por colaboradores, por meio de doações, arrecadação de fundos e eventos, tais como bingos, bazares e festas promocionais.

Consulte a lista completa de convidados da reunião.