Reflexão sobre gênero pauta Diálogos Possíveis

Primeiro episódio da temporada estreia na segunda (28). Serão quatro “diálogos”, abordando diferentes nuances do tema.

23/08/2017 - 10:47

O programa Diálogos Possíveis, da TV Assembleia, promove, em sua segunda segunda temporada, uma reflexão sobre gênero e orientação sexual, um tema que instiga o debate em diversas dimensões sociais e tem ocupado, cada vez mais, a discussão política. A série, que começa a ser exibida a partir da segunda-feira (28/8/17), às 19h30, reúne oito entrevistados, que falam como a questão é e deve ser tratada nas escolas, no direito, nas religiões e na sociedade civil.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Diálogos Possíveis.

Nos quatro “diálogos”, que estreiam a cada segunda-feira, opiniões às vezes conflitantes, que representam uma amostra das divisões que o assunto provoca, mas também caminhos de como o debate pode ser mais qualificado.

No primeiro episódio, o encontro de dois militantes: Azilton Viana, presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos) e a cientista política Viviane Petinelli, da Rede Estadual de Ação Pela Família.

Para um, o Estado deve reconhecer a diversidade sexual e da identidade de gênero; para a outra, o poder público não deve incentivar “disfunções de gênero e sexuais”. Ambos defendem formas diferentes para lidar contra a discriminação sexual, que motiva a morte de centenas de homossexuais, travestis e transsexuais no Brasil.

Educação e religião também são abordadas

A educação é o recorte do segundo episódio, que reúne a professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, Luciana Hass; e o professor-associado da UFMG, Marco Aurélio Prado. Eles analisam se a ideologia de gênero deve ou não ser tratada em sala de aula.

Já o pastor Hugo Zica e a teóloga Ana Ester dão interpretações diferentes de como os textos bíblicos lidam com a homossexualidade e como as igrejas cristãs devem tratar os fiéis com essa orientação sexual.

No quarto episódio, a discussão gira em torno dos direitos reivindicados pela comunidade LGBT. O diálogo é entre o bacharel em direito, Paul Medeiros Krause; e o advogado Thiago Coacci, que integra a Comissão de Diversidade Sexual da OAB-MG.

O Diálogos Possíveis termina no encontro de todos esses personagens em um programa de 30 minutos, que será exibido no dia 23 de setembro, às 18h30; e no dia 24 de setembro, às 20 horas. No documentário, o espectador tem a chance de ouvir mais trechos dos depoimentos, que abordam outros aspectos do tema.

Online - Todos os quatro episódios e o documentário também estão disponíveis no canal da Assembleia no Youtube.