Atentado contra comunidade de Buritizeiro motiva reunião

Comissão de Direitos Humanos vai discutir assunto na próxima quarta-feira (16), às 9h30, no Auditório.

11/08/2017 - 15:46

Debater o atentado contra a comunidade tradicional pesqueira e vazanteira de Canabrava, ocorrido em Buritizeiro (Norte de Minas), no último dia 20 de julho. Essa é a finalidade de audiência pública que será realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quarta-feira (16/8/17), às 9h30, no Auditório.

A reunião foi solicitada pelo 1º-secretário da ALMG, deputado Rogério Correia (PT). Segundo seu requerimento, homens munidos de armas de fogo e material inflamável teriam destruído bens e ameaçado a integridade física de pessoas que se recusaram a deixar o local, após ação de reintegração de posse realizada dois dias antes. 

Essa ação também foi contestada pelos moradores, pois uma liminar teria suspendido a autorização judicial para que a iniciativa fosse levada adiante. Contudo, a Polícia Militar teria descumprido a suspensão judicial do mandado de reintegração de posse.

De acordo com o parlamentar, está havendo abuso de autoridade na região. “A área em litígio é da União, área que os fazendeiros querem tomar à força, inclusive com aparato da polícia local. Torna-se necessário o debate sobre isso, pois houve desrespeito de ordem judicial”, comenta.

Para a reunião, foram chamadas autoridades da área de direitos humanos do Poder Executivo, do Ministério Público, da Defensoria Pública, além de representante da Polícia Militar e da comunidade de Canabrava, entre outros.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.