Agenda – Leilão de usinas da Cemig pauta atividades da ALMG

Parlamento mineiro promove uma visita e uma audiência pública relacionadas ao tema na semana de 14 a 18 de agosto.

11/08/2017 - 16:46 - Atualizado em 14/08/2017 - 18:35

A possibilidade de privatização do setor elétrico no País, em especial das Usinas de São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande, atualmente sob concessão da Cemig, será discutida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na semana de 14 a 18 de agosto.

Na quinta-feira (17), a Comissão de Minas e Energia promove uma audiência pública sobre o assunto, às 18 horas, no Auditório. O debate também contará com a presença de deputados federais e de representantes de vários órgãos e entidades que compõem a Frente Mineira em Defesa da Cemig, lançada na ALMG em julho.

A mesma comissão realiza, na sexta-feira (18), a partir das 14 horas, uma visita à Usina de São Simão, localizada no município de Santa Vitória (Triângulo Mineiro), para participar de um ato público contra o leilão das usinas em questão, que respondem por cerca de 50% da geração de energia da Cemig.

Também na sexta, às 9h30, a Comissão Extraordinária das Mulheres se reúne no Auditório. Em pauta, estará os investimentos na estrutura dos conselhos tutelares de Belo Horizonte, responsáveis pelo acompanhamento de bebês de mães em situação de vulnerabilidade.

Confira a programação da Assembleia de Minas na semana de 14 a 18 de agosto:

Quarta-feira (16)

  • 9h30 - Atentado contra comunidade do Norte de Minas motiva reunião

    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Rogério Correia (PT)
    Objetivo: a Comissão de Direitos Humanos vai debater atentado contra a comunidade tradicional pesqueira e vazanteira de Canabrava, ocorrido em Buritizeiro (Norte de Minas), no último dia 20 de julho. Homens armados teriam destruído bens e ameaçado pessoas que se recusaram a deixar o local, após ação de reintegração de posse realizada dois dias antes.
  • 16 horas - Mulheres atingidas por barragens são tema de debate
    Local:
    Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira
    Autor do requerimento: deputado Rogério Correia (PT)
    Objetivo: as violações de direitos das mulheres atingidas por barragens serão tratadas pela Comissão de Direitos Humanos. Na oportunidade, também haverá o lançamento do documentário “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”.

Quinta-feira (17)

  • 17 horas - Possíveis privatizações no setor elétrico pautam audiência
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Rogério Correia (PT)
    Objetivo: ameaças de privatização do setor de energia elétrica no Brasil, que afetariam inclusive a Cemig, serão discutidas em audiência da Comissão de Minas e Energia, juntamente com deputados federais, órgãos e entidades.
  • 19 horas - ALMG homenageia o Sindetur
    Local: Plenário
    Autor do requerimento: deputado Fred Costa (PEN)

Sexta-feira (18)

  • 9 horas - Comissão apura maus-tratos contra animais em Montes Claros
    Local: Centro de Controle de Zoonoses (Avenida Antônio Lafetá Rebelo, 1.371, Bairro Santa Lúcia II, Montes Claros)
    Autor do requerimento: deputado Noraldino Júnior (PSC)
    Objetivo: denúncias de que o Centro de Controle de Zoonoses estaria realizando a eutanásia irregular de animais motivam visita da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais ao local. Mais tarde, às 13 horas, os deputados debatem a implementação de políticas públicas de proteção animal no Norte de Minas.
  • 9h30Estrutura dos conselhos tutelares de BH será debatida
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputadas Marília Campos (PT), Geisa Teixeira (PT) e Celise Laviola (PMDB), e os deputados Elismar Prado (PDT), Rogério Correia (PT) e Tadeu Maritns Leite (PMDB)
    Objetivo:
    os investimentos na estrutura dos conselhos tutelares de Belo Horizonte pautam audiência da Comissão Extraordinária das Mulheres. A reunião se insere no contexto do acolhimento compulsório de bebês, cujas mães estariam em situação de vulnerabilidade
  • 13 horas - Comissão apura maus-tratos contra animais em Montes Claros
    Local: Câmara Municipal de Montes Claros (Rua Urbino Viana, 600, Bairo Vila Guilhermina)
    Autor do requerimento: deputado Noraldino Júnior (PSC)
    Objetivo: a Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais discute a implementação de políticas públicas de proteção animal no Norte de Minas. No mesmo dia, mais cedo, às 9 horas, os deputados visitam o Centro de Controle de Zoonoses, que estaria realizando a eutanásia irregular de animais.
  • 13h30 - Assembleia participa de protesto contra leilão de usinas
    Local: Usina Hidrelétrica de Miranda
    Autor do requerimento:
    deputado Rogério Correia (PT)
    Objetivo:
    deputados da Comissão de Minas e Energia vão a Indianópolis (Triângulo Mineiro), para participar de ato público contra o leilão de usinas controladas pela Cemig. O protesto é promovido pela Frente Mineira em Defesa da Cemig, que reúne o Governo do Estado, a própria Cemig e a ALMG, além de movimentos sociais e diversos sindicatos.