Deputados também aprovaram reunião em Pirapora sobre instalação de campus da Univasf na cidade

Comissão quer debater suposto débito da Prefeitura de Betim

Cobrança estaria sendo feita pela construtora Andrade Gutierrez e seria relativa a obra realizada na década de 80.

10/08/2017 - 10:51

Suposto débito da Prefeitura de Betim com a construtora Andrade Gutierrez motivou a aprovação de requerimento pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (10/8/17) .

Segundo justificativa apresentada pelo deputado Geraldo Pimenta (PCdoB), autor do pedido, a construtora tem tentado executar uma cobrança junto ao município referente a uma obra de saneamento realizada entre 1979 e 1982, mas a atual gestão afirma que os serviços prestados já foram pagos pelo governo federal.

De acordo com o requerimento, após um longo processo judicial, a empresa teria conseguido o direito de receber os valores e a primeira parcela deveria ser quitada a partir de 2017. Entretanto, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, entrou com uma ação civil pública questionando a dívida.

Em maio, uma liminar chegou a ser concedida, suspendendo a cobrança. No entanto, a decisão foi cassada por desembargadora do Tribunal de Justiça. O procurador do município, Bruno Cypriano, explica que, caso a prefeitura precise pagar o valor alegado pela construtora, a cobrança chegará a mais de R$ 500 milhões, em valores corrigidos.

Educação - Outro requerimento aprovado, do deputado Paulo Guedes (PT), é para debater, em audiência pública em Pirapora (Norte de Minas), a viabilidade da implantação no município de um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

De acordo com a justificativa, a universidade foi criada para expandir o ensino superior em todo o Vale do São Francisco, nos cinco Estados banhados pelo rio. Entretanto, atualmente, a instituição está presente apenas nos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. O parlamentar afirmou que a intenção é que Pirapora seja o primeiro município de Minas Gerais contemplado com a unidade de ensino.

Consulte o resultado da reunião.