Comissão também aprovou a realização de quatro audiências públicas

Comissão aprova visita à hidrelétrica São Simão

Objetivo é participar de ato público contra leilão de usinas, do Triângulo Mineiro, pelo governo federal.

01/08/2017 - 17:30

Requerimento para a realização de uma visita à hidrelétrica de São Simão foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (1º/8/17). A usina é uma das quatro sob concessão da Cemig que o governo federal pretende leiloar.

O objetivo da visita, requerida pelo deputado Rogério Correia (PT), é participar do ato público da Frente Mineira em Defesa da Cemig no próximo dia 18, no local, que fica no município de Santa Vitória (Triângulo Mineiro), na divisa entre Minas e Gerais e Goiás.

O movimento é contrário ao leilão da usina, que, juntamente com as de Jaguara, Miranda e Volta Grande, todas no Triângulo Mineiro, respondem por cerca de 50% da energia gerada pela empresa.

A ALMG tem acompanhado a situação. Em reunião de trabalho da frente mineira nesta segunda (31/7), no Salão Nobre, o procurador do Estado Daniel Cabaleiro Saldanha informou que o Tribunal de Contas da União suspendeu preliminarmente o certame, o que considerou uma vitória parcial.

Além dessa visita, foram aprovadas quatro audiências públicas. De autoria do deputado João Vítor Xavier (PSDB), que preside a comissão, uma delas vai discutir, em São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as dificuldades energéticas enfrentadas pela cidade.

Já o deputado Gil Pereira (PP) teve aprovadas duas audiências para tratar do projeto da Copasa de fazer uma barragem no Rio Pacuí visando o abastecimento de água em Montes Claros (Norte de Minas). Uma das reuniões deverá ser feita nessa cidade e outra em Coração de Jesus, na mesma região.

Em sua justificativa, ele ressaltou que esse último município vive atualmente uma das piores secas da sua história e o rio abastece dezenas de comunidades rurais. “Mesmo assim, tem sido apontado pela Copasa como solução para problemas de abastecimento de Montes Claros”, enfatizou. Segundo o parlamentar, agricultores de Coração de Jesus temem que o rio seque completamente.

Resíduos – Outra audiência, essa de autoria do deputado Antonio Lerin (PSB), vai discutir a carbonização dos resíduos sólidos gerando energia. Na justificativa do requerimento, o parlamentar destaca que, em Unaí (Noroeste do Estado), o projeto Natureza Limpa usa tecnologia para transformar lixo em carvão. Na reunião, pretende-se conhecer essa iniciativa.

Consulte o resultado da reunião.