Plenárias fazem parte de uma das etapas da iniciativa para formação política, desenvolvida pela ALMG e PUC, em parceria com câmaras - Arquivo ALMG

Campanha “Quem conta é você” agita Parlamento Jovem de Minas

Objetivo é que alunos relatem impressões das plenárias regionais do projeto por meio de fotos, vídeos e outros produtos.

25/07/2017 - 17:42 - Atualizado em 26/07/2017 - 17:02

Com a finalidade de estimular o protagonismo juvenil, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou a campanha “Quem conta é você”, destinada a estudantes que integram o Parlamento Jovem de Minas 2017. A proposta é publicar na fan page do projeto no Facebook, até 8 de setembro deste ano, conteúdos produzidos por esses alunos sobre as plenárias regionais.

Essas plenárias fazem parte de uma das etapas do projeto de formação política desenvolvido pela ALMG e PUC Minas, em parceria com câmaras municipais. Neste ano, alunos de 63 municípios mineiros, divididos em 12 polos regionais, participam da iniciativa.

Na etapa regional, que é realizada até 23 de agosto, os estudantes discutem, elaboram e priorizam propostas que comporão um documento consolidado de cada polo regional, a ser encaminhado à coordenação estadual do PJ Minas. O tema deste ano é a educação política nas escolas.

Para participar da campanha, os jovens podem relatar como foram as plenárias de cada região, quais as propostas aprovadas, qual o tema sugerido para a edição de 2018 do projeto, além do ambiente, interação e amizades feitas.

Imaginação - A abordagem é livre e os participantes podem produzir texto, foto, texto com foto, vídeo, ou ainda, poema, música e crônica, entre outras possibilidades. O objetivo é destacar a visão desses alunos sobre as plenárias regionais, de forma a valorizar essa fase do projeto e contribuir para a interação entre eles.

Quando o produto estiver concluído, os participantes podem enviá-lo para a fan page do PJ Minas, com os nomes dos estudantes envolvidos e as cidades que participaram. Depois disso, o conteúdo será publicado. A expectativa é de que, no mínimo, um produto seja enviado por polo.

Fan page reúne dicas para a produção de conteúdos

Diversas dicas para que os jovens aproveitem melhor os equipamentos que têm e também a plataforma do Facebook estão sendo disponibilizadas na fan page do projeto.

Dois conteúdos publicados explicam como gravar vídeos e fazer fotos. Neles, a estudante de Comunicação Social e estagiária da Gerência de Comunicação em Mídias Digitais (GCMD) da Assembleia, Malu Cotta, traz algumas sugestões sobre como aproveitar a iluminação natural, no caso de vídeos, e projetar as fotos em formato quadrado, por exemplo.

Um outro vídeo, com orientações da jornalista da GCMD Renata Ornelas, foca em como preparar uma pauta para um texto jornalístico.

Oportunidade para conhecer instrumentos de participação

O Parlamento Jovem de Minas, dirigido a estudantes dos ensinos médio e superior, cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

O projeto existe desde 2004. As seis primeiras edições foram sediadas em Belo Horizonte, envolvendo alunos da Capital. Em 2010, o programa foi estadualizado. Já em 2014, foi mais uma vez ampliado, com a inclusão de uma etapa regional, que possibilitou a inclusão de mais municípios.

A iniciativa conta com três etapas: municipal, regional e estadual. Nessa etapa final, são votadas propostas que compõem um documento a ser repassado à Comissão de Participação Popular, que, por sua vez, dá encaminhamento formal às deliberações dos estudantes.