Interessados podem visitar a mostra das 8 às 18 horas

Galeria de Arte recebe mostra de pintura contemporânea

Obras de cinco artistas estão na exposição Depois da Curva do Rio, que pode ser visitada até o dia 21 de julho.

29/06/2017 - 16:02 - Atualizado em 14/07/2017 - 13:44

A partir desta segunda-feira (3/7/17), a exposição coletiva de pintura contemporânea Depois da Curva do Rio pode ser visitada na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As obras são de Flávia Spotto, Heliana Foureaux, José Orlando Castaño, Mara Ulhoa e Raíssa Andrade.

Estão expostos ao todo 29 quadros nos quais são utilizadas técnicas variadas, como impressão e acrílica sobre tela, pigmentos e técnica mista. Nas pinturas, há o contraste entre a imaginação e as formas concretas. A mostra pode ser conferida até 21 de julho, das 8 às 18 horas. 

O objetivo da mostra é metaforizar o nascer, o crescer e o morrer e, depois, o retorno à natureza por meio de matérias e folhas sobrepostas umas sobre as outras, contínua e desordenadamente. Em um dos trabalhos de Raíssa Andrade, por exemplo, folhas de plantas são utilizadas e remetem a uma análise do ser vivo, do seu ciclo e da sua morte.

Confira o currículo dos artistas:

  • Orlando Castaño formou-se em Arte, na Alemanha, e em Pintura Mural, na Espanha. Atualmente é professor da Escola Guignard, em Belo Horizonte.
  • Flávia Spotto estudou desenho no atelier de Orlando Castaño e pintura na Maison Escola de Arte.
  • Heliana Foureaux estudou pintura com Yara Tupinambá e Sandra Bianchi e fez, ainda, aperfeiçoamento com Miguel Gontijo, Laura Belém e Esthergilda Menicuci.
  • Mara Ulhoa estudou artes plásticas na Escola Guignard e fez aperfeiçoamento com Yara Tupinambá, Miguel Gontijo, Sandra Bianchi, Orlando Castaño e José Vasconcellos.
  • Raíssa Andrade, que é formada em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou nos ateliês de Tereza Tanure e Orlando Castaño.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte das atividades do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre a exposição.